África

África


PUBLICIDADE
Publicidade

Ali Bongo anuncia candidatura para o terceiro mandato

Presidente Ali Bongo anuncia candidatura para terceiro mandato
Presidente Ali Bongo anuncia candidatura para terceiro mandato Imagens: DR

Redacção

Publicado às 11/07/2023 08h04 - Atualizado às 11/07/2023 08h18

Luanda  - O Presidente do Gabão, Ali Bongo Ondimba, anunciou, segunda-feira, que vai concorrer a um terceiro mandato nas eleições presidenciais marcadas para 26 de Agosto, noticiou a AFP.

Bongo, que assumiu a Presidência da República do Gabão depois do falecimento do seu pai, Omar Bongo, é o favorito. Vários partidos da oposição gabonesa já mostraram a intenção de concorrer, mas, não conseguiram formar uma coligação única.

"Anuncio, oficialmente, que sou candidato” às eleições presidenciais, disse perante uma multidão de simpatizantes num discurso transmitido ao vivo na sua página do Facebook desde a Zona Económica Especial de Nkok (ZES), perto da capital, Libreville.

O Chefe de Estado de 64 anos foi eleito pela primeira vez em 2009 e foi reeleito em 2016. A sua candidatura terá de ser ratificada por um congresso extraordinário do Partido Democrático Gabonês (PDG), que domina o Parlamento por ampla margem e é o claro favorito nas eleições legislativas e autárquicas a realizar no mesmo dia da eleição presidencial, 26 de Agosto.

Na sexta-feira, um relatório intitulado "105 promessas, 13 conquistas” analisa aquilo que foi o segundo mandato de sete anos do Presidente gabonês Ali Bongo. Segundo a AFP, os economistas Mays Mouissi e Harold Leckat avaliam no documento de 196 páginas a eficiência do Governo de Bongo. E, os resultados não cumprem as promessas.

"De um modo geral, a maioria dos projectos de infra-estrutura prometidos pelo Presidente não foi realizada”, observa Mays Mouissi. "Estou a falar dos projectos das cinco hidroeléctricas, das escolas, da cidade do conhecimento digital que prometeu, das 700 creches e assim por diante”.

Publicidade

ÚLTIMAS

    PUBLICIDADE
    Publicidade