África

África


PUBLICIDADE
Publicidade

Governo dos EUA e SADC renovam parceria para o desenvolvimento

Governo dos EUA e SADC renovam parceria
Governo dos EUA e SADC renovam parceria Imagens: DR

Redacção

Publicado às 07h38 04/08/2023 - Actualizado às 16h12 17/08/2023

Luanda - O Governo dos Estados Unidos, através da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), e a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) comprometeram-se, quinta-feira, a continuar uma parceria transformadora para melhorar a qualidade de vida da população da região.

Segundo o JA, C, o Acordo estabelece uma contribuição total de 223 milhões de dólares para um período de cinco anos, com um desembolso inicial de 35 milhões e tem como objectivo apoiar acções centradas no capital humano e empreendedorismo, através de parceiros da USAID para alcançar o crescimento sustentado e inclusivo, paz e estabilidade em toda a região.

"O Governo dos EUA está comprometido com o princípio de que a SADC e os Estados-Membros devem liderar a sua própria jornada de desenvolvimento”, disse Howard Van Vranken, embaixador dos EUA no Botswana e representante do seu país na SADC, manifestando a abertura do seu Governo para "trabalhar para promover um relacionamento que fortaleça a igualdade de parceria para o benefício de todos”.

O acordo descreve a coordenação entre a SADC e o Governo dos EUA, bem como o compromisso de trabalhar com actores não governamentais locais, outros doadores, organizações regionais e o sector privado.

O Secretário Executivo da SADC, Elias M. Magosi, expressou o seu profundo apreço ao Governo dos EUA pelo apoio contínuo e empenho no apoio à implementação da agenda de integração regional da SADC em linha com as aspirações regionais defendidas no Plano Indicativo de Desenvolvimento Estratégico Regional (2020-2030) e a Visão SADC 2050.

"O Acordo assinado hoje oferece uma excelente oportunidade para apoiar o financiamento de programas regionais e, assim, contribuir para o objectivo comum de facilitar o desenvolvimento socioeconómico voltado para a redução da pobreza e melhoria das condições de vida de nosso povo”, disse secretário Executivo da SADC.

Para Elias Magosi, a SADC e o Governo dos EUA podem, juntos, "causar um impacto significativo nas vidas dos cidadãos da SADC e, por extensão, dar um bom nível de realização aos cidadãos dos EUA que foram gentis o suficiente para compartilhar seus recursos com a região da SADC ”.

O acordo também define actividades focadas em sustentabilidade, igualdade de género e o reforço do poder das mulheres.

 

Publicidade

ÚLTIMAS

    PUBLICIDADE
    Publicidade