Presidente da República recebe homólogo cubano na Cidade Alta
Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, recebeu hoje, no Palácio Presidencial, o seu homólogo de Cuba, Miguel Mario Díaz-Canel Bermúdez, com quem vai abordar assuntos relacionados com o fortalecimento das relações de cooperação bilateral entre os dois países.
À sua chegada ao Palácio, o líder cubano recebeu cumprimentos de boas-vindas do Estadista angolano.
A margem do encontro, em privado, entre os dois Presidentes, as delegações de Angola e Cuba estarão em conversações que deverão culminar com a assinatura de acordos de cooperação em alguns domínios de interesse mútuo.
Entre os documentos preparados e prontos para serem assinados, constam os acordos nos sectores da saúde, turismo e de agro-indústria. O acordo na área de agro-industria visa o incremento de negócios entre a Zona Especial de Mariel, em Cuba, e a Zona Económica Especial de Luanda/Bengo, em Angola, segundo uma fonte oficial do MIREX.
“No Palácio Presidencial, à Cidade Alta, vai haver a assinatura de acordos, cerimónia que os dois Chefes de Estado testemunharão”, refere a nota, destacando ainda que o Presidente cubano vai discursar na Assembleia Nacional”, refere a nota.
Angola e Cuba mantêm laços históricos de amizade, tendo as relações diplomáticas entre os dois países sido estabelecidas a 15 de novembro de 1975, com cooperação nos domínios da saúde, educação, energia, defesa, segurança, ensino superior, petróleos e indústria.
Em Abril do ano em curso, uma delegação governamental angolana deslocou-se à Havana, capital de Cuba, para atualização de convénios, acordos e memorandos de entendimento setoriais de reforço do relacionamento bilateral.
Os termos de reforço da cooperação bilateral com a contraparte cubana foram avaliados entre os dois países durante a XV Sessão da Comissão Intergovernamental de Cooperação Económica Técnico-Científica, que decorreu entre 06 e 07 de Abril deste ano.
As partes chegaram a consenso e assinaram dois novos memorandos de entendimento, no âmbito da cooperação bilateral, que visaram os setores do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação e o da Juventude e Desportos.
As partes apontaram os caminhos para a materialização dos acordos, convénios e memorandos que já vigoram, bem como para a preparação de outros nos mais variados domínios, a destacar os setores das Finanças, Saúde e Justiça.
Durante a reunião técnica, foram também definidos os planos de ação e metas para a atracção de investimento estrangeiro direto nos dois países, perspetivando-se um aprofundamento das relações empresariais sob acompanhamento direto da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola (AIPEX), pela parte angolana, e do Centro para a Promoção do Comércio Externo e Investimento Estrangeiro (ProCuba), pela parte cubana.