Governo

Governo


PUBLICIDADE
Publicidade

Presidente da República recebe homólogo cubano na Cidade Alta

Presidente da República recebe homólogo Cubano na Cidade Alta
Presidente da República recebe homólogo Cubano na Cidade Alta Imagens: Augusto Santos

Redacção

Publicado às 21/08/2023 08h50 - Atualizado às 21/08/2023 08h55

Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, recebeu hoje, no Palácio Presidencial, o seu homólogo de Cuba, Miguel Mario Díaz-Canel Bermúdez, com quem vai abordar assuntos relacionados com o fortalecimento das relações de cooperação bilateral entre os dois países.

À sua chegada ao Palácio, o líder cubano recebeu cumprimentos de boas-vindas do Estadista angolano.
A margem do encontro, em privado, entre os dois Presidentes, as delegações de Angola e Cuba estarão em conversações que deverão culminar com a assinatura de acordos de cooperação em alguns domínios de interesse mútuo.

Entre os documentos preparados e prontos para serem assinados, constam os acordos nos sectores da saúde, turismo e de agro-indústria. O acordo na área de agro-industria visa o incremento de negócios entre a Zona Especial de Mariel, em Cuba, e a Zona Económica Especial de Luanda/Bengo, em Angola, segundo uma fonte oficial do MIREX.

“No Palácio Presidencial, à Cidade Alta, vai haver a assinatura de acordos, cerimónia que os dois Chefes de Estado testemunharão”, refere a nota, destacando ainda que o Presidente cubano vai discursar na Assembleia Nacional”, refere a nota.

Angola e Cuba mantêm laços históricos de amizade, tendo as relações diplomáticas entre os dois países sido estabelecidas a 15 de novembro de 1975, com cooperação nos domínios da saúde, educação, energia, defesa, segurança, ensino superior, petróleos e indústria.

Em Abril do ano em curso, uma delegação governamental angolana deslocou-se à Havana, capital de Cuba, para atualização de convénios, acordos e memorandos de entendimento setoriais de reforço do relacionamento bilateral.

Os termos de reforço da cooperação bilateral com a contraparte cubana foram avaliados entre os dois países durante a XV Sessão da Comissão Intergovernamental de Cooperação Económica Técnico-Científica, que decorreu entre 06 e 07 de Abril deste ano.

As partes chegaram a consenso e assinaram dois novos memorandos de entendimento, no âmbito da cooperação bilateral, que visaram os setores do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação e o da Juventude e Desportos.

As partes apontaram os caminhos para a materialização dos acordos, convénios e memorandos que já vigoram, bem como para a preparação de outros nos mais variados domínios, a destacar os setores das Finanças, Saúde e Justiça.

Durante a reunião técnica, foram também definidos os planos de ação e metas para a atracção de investimento estrangeiro direto nos dois países, perspetivando-se um aprofundamento das relações empresariais sob acompanhamento direto da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola (AIPEX), pela parte angolana, e do Centro para a Promoção do Comércio Externo e Investimento Estrangeiro (ProCuba), pela parte cubana.

Publicidade

ÚLTIMAS

    PUBLICIDADE
    Publicidade