África do Sul pretende encerrar embaixada em Israel
![Bandeira da África do Sul](https://www.giranoticias.com/_midias/jpg/2023/11/17/900x506/1_bandeira_da_a_sul-349543.jpg)
![Publicidade](/images/banner/022_portal_bannergmais_728x90_20231129.png)
Joanesburgo - O partido no poder na África do Sul, Congresso Nacional Africano (ANC), disse, quinta-feira, que iria apoiar uma proposta para encerrar a embaixada de Israel, no país e suspender as relações diplomáticas até haver um cessar-fogo.
"Não podemos ficar de braços cruzados perante as acções genocidas do regime israelita", argumentou o porta-voz do ANC, Mahlengi Bhengu-Motsiri, em declarações citadas pela imprensa europeia.
O responsável anunciou, igualmente, que "vai aprovar uma proposta parlamentar que apela ao Governo para fechar a embaixada israelita na África do Sul".
O projecto, em análise entre os deputados, não tem carácter vinculativo e terá de ser aprovado pelo Governo antes de ser implementado, e surge no dia seguinte à apresentação de um pedido ao Tribunal Penal Internacional (TPI) para que investigue se foram cometidos crimes de guerra por Israel na resposta ao ataque do Hamas, no início de Outubro.