SADC

Embaixadores da SADC expressam solidariedade ao povo zimbabwiano

Diplomata angolano faz entrega da mensagem ao Presidente do Zimbabwe - MIrex
Diplomata angolano faz entrega da mensagem ao Presidente do ZimbabweImagem: MIrex

23/11/2023 08h47

Luanda – Os Embaixadores dos Estados-membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) acreditados na República do Zimbabwe endereçaram, ao Presidente daquele país, Emmerson Mnangagwa, uma mensagem de solidariedade para com o Estado e o povo zimbabweano.

De acordo com uma nota de imprensa distribuída pelo Ministério das Relações Exteriores (Mirex), a mensagem foi entregue, quarta-feira, em Harare, pelo embaixador de Angola no Zimbabwe, Agostinho Tavares, na sua qualidade de Decano do Grupo de Embaixadores da SADC acreditados naquele país.

Na mensagem, os altos diplomatas dos países da SADC expressam solidariedade e apoio ao povo e Governo do Zimbabwe, após as eleições gerais realizadas nos dias 23 e 24 de Agosto do presente ano, em que foram eleitos o Presidente da República, o Parlamento e os representantes do Governo Local.

O Grupo de Embaixadores dos Estados-membros da SADC acreditados no Zimbabwe saudou o ambiente de paz e tranquilidade verificados antes, durante e depois das eleições, testemunhado pelas diversas Missões de Observação Eleitoral (MOE).

No documento entregue ao Estadista do Zimbabwe, os diplomatas enalteceram a forma como decorreu o processo eleitoral e dizem ter sido “uma demonstração clara da maturidade política e da resiliência do povo do Zimbabwe”.

Estão acreditados na República do Zimbabwe, nove Estados-membros da SADC, designadamente Angola, Botswana, República Democrática do Congo, Moçambique, África do Sul, Namíbia, Tanzânia, Malawi e Zâmbia, segundo o documento do MIrex.

Mais lidas


Últimas notícias