África

África


PUBLICIDADE

Nove partidos juntam-se ao Governo de Unidade Nacional na África do Sul

Ramaphosa satisfeito com o apoio dos líderes africanos
Ramaphosa satisfeito com o apoio dos líderes africanos Imagens: DR

Redacção

Publicado às 06h03 24/06/2024 - Actualizado às 06h03 24/06/2024

Joanesburgo – O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, diz estar satisfeito com o apoio dos líderes africanos relativamente à decisão de formar um governo de unidade nacional, na sequência dos resultados das eleições de Maio passado.

Ramaphosa afirma ter mantido contactos com alguns líderes africanos, após a sua investidura, na quarta-feira da semana passada.

Por outro lado, o estadista sul-africano diz que continua a dialogar com líderes de outros partidos políticos interessados em aderir ao Governo de Unidade Nacional.

Na sexta-feira passada os partidos Movimento Democrático Unido e RISE Mzansi anunciaram que concorda em integrar o Governo de Unidade Nacional.

O RISE Mzansi tornou-se no nono partido político sul-africano a aderir oficialmente ao Governo de Unidade Nacional.

A referida formação política revelou, sábado, que assinou o acordo para fazer parte da coligação através da formação de um Governo de Unidade Nacional na África do Sul.

RISE Mzansi, que conseguiu eleger dois deputados, nas eleições de Maio passado, deu a conhecer que assinou, na sexta-feira, a declaração de intenções, condição para integrar o futuro executivo a ser anunciado pelo Presidente Cyril Ramaphosa.

Até ao momento, manifestaram interesse em integrar o Governo de Unidade Nacional o ANC, Aliança Democrática, Inkata, Aliança Patriótica, Movimento Democrático Unido, Good, Frente da Liberdade, Congresso Pan Afriano e Raise Mzansi.

Cyril Ramaphosa prepara-se para anunciar a composição do governo de unidade nacional, mas ainda não se sabe se vai ou não diminuir o número de Ministérios e vices e, também, se desconhece se haverá ou não um segundo vice-presidente.

PUBLICIDADE