África

África


PUBLICIDADE

Rwandeses escolhem Presidente e o Parlamento

Eleições no Rwanda
Eleições no Rwanda Imagens: DR

Redacção

Publicado às 15h14 15/07/2024 - Actualizado às 15h14 15/07/2024

Kigali - Os rwandeses no país começaram nesta segunda-feira, 15, a votar nas eleições presidenciais e parlamentares, sendo que em todo o país, milhares de eleitores de primeira viagem estão a exercer o direito constitucional.

Entre outros, pacientes, funcionários e cuidadores, no Hospital Universitário de Kigali (CHUK) e em diferentes outros hospitais em todo o país foram facilitados para votar, de acordo com a imprensa internacional.

Os rwandeses da diáspora votaram no domingo. A votação começou às 7h e termina às 15h. De acordo com a Comissão Nacional Eleitoral (NEC), mais de nove milhões de ruandeses registaram-se para votar nas eleições que decidirão o Presidente e os deputados para o próximo mandato de cinco anos. Dois milhões deles eram eleitores de primeira viagem.

São três os candidatos à presidência: Paul Kagame, do RPF-Inkotanyi, Frank Habineza, do Partido Verde Democrático de Rwanda, e Philippe Mpayimana, que é independente.

Os 589 candidatos a deputados, incluem os que representam partidos políticos, grupos especiais (jovens, mulheres e pessoas com deficiência), bem como um candidato independente. Eles disputam 80 cadeiras na Câmara dos Deputados.

De acordo com a NEC, mais de 2.600 secções eleitorais foram montadas para as eleições de 2024, com pelo menos 160 em países estrangeiros. Mais de 100.000 rwandeses se voluntariaram para trabalhar como mesários. Mais de 1.100 observadores locais e estrangeiros foram credenciados para as eleições. 776 observadores são de Rwanda, enquanto outros 334 são de países estrangeiros.

Os observadores estrangeiros representam várias organizações regionais e internacionais, incluindo a União Africana, a União Europeia, a Comunidade da África Oriental (EAC), a Commonwealth, a Organização Internacional da Francofonia, a Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), a Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC).

A contagem dos votos começa após o término da votação, ou seja, após as 15h do dia da eleição. Os votos são consolidados em cada secção eleitoral, com base nos resultados eleitorais de cada secção eleitoral. Os votos de cada estação são consolidados a nível distrital e, em seguida, transferidos para o centro nacional de apuração.

De acordo com a presidente da NEC, Oda Gasinzigwa, os resultados parciais das eleições presidenciais serão anunciados na noite de segunda-feira. Gasinzigwa disse que, na segunda-feira, eles anunciarão os resultados de 60% a 70% dos votos para presidente.

Os resultados parciais dos deputados serão anunciados na terça-feira, depois de a votação para os representantes dos grupos especiais ter sido encerrada no mesmo dia. A contagem dos votos vai continuar até 20 de julho, dia em que a comissão eleitoral anunciará os resultados provisórios das eleições presidenciais e legislativas.

O resultado final será divulgado no dia 27 de Julho.

PUBLICIDADE