África

África


PUBLICIDADE

Presidente da Assembleia Nacional informada sobre situação na RDC

Líder da Assembleia Nacional informada sobre situação na RDC
Líder da Assembleia Nacional informada sobre situação na RDC Imagens: DR

Redacção

Publicado às 06h46 18/07/2024 - Actualizado às 10h56 18/07/2024

Luanda - Um grupo de mulheres da República Democrática do Congo (RDC) reuniu-se, quarta-feira, com a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, a quem informaram sobre a deterioração da situação na região leste do país, em consequências do conflito armado ali persistente.

O grupo de mulheres, filiadas à organização “Sinergia das Mulheres para a Paz e Segurança da RDC”, deu a conhecer, à líder do parlamento angolano, que a situação na supracitada região está a deteriorar-se a cada dia, “perpetuando um sofrimento indescritível para toda população congolesa”.

A chefe da delegação, Juliene Essanje, sublinhou que a situação de segurança na parte leste da RDC é crítica.

Segundo ela, existem mais de 10 milhões deslocados internos por causa deste conflito, e que muitas mulheres, idosos e crianças estão a morrer de fome.

Juliene Essange explicou que, fruto do conflito armado, a população está impedida de se deslocar aos campos agrícolas.

Na ocasião, o grupo expressou o seu reconhecimento aos esforços envidados pelo Chefe de Estado angolano, João Lourenço, para restaurar a paz naquele território da região.

A presidente da Assembleia Nacional, por seu turno, manifestou a solidariedade dos deputados angolanos para com as populações vítimas do conflito armado que tem provocado a destruição das infra-estruturas sociais, a desintegração familiar, violação de mulheres e crianças, bem como a fome a milhares de pessoas.

Carolina Cerqueira reafirmou o compromisso em advogar a favor da paz na RDC, ressaltando os esforços do Chefe de Estado angolano para o alcance deste objectivo e a retirada das forças rebeldes do território do Congo democrático.

A presidente da Assembleia Nacional referiu que as plataformas parlamentares nacionais têm desenvolvido uma intensa diplomacia parlamentar nos fóruns regionais e internacionais a favor da paz, da segurança e da estabilidade na região.

Carolina Cerqueira assegurou que, através das delegações interparlamentares, os deputados angolanos continuarão a fazer advocacia pela promoção da paz na RDC, “país irmão com o qual Angola partilha uma extensa fronteira terrestre”.

A República Democrática do Congo (RDC) enfrenta desafios de segurança na sua região Leste, há vários anos. Entretanto, Angola, no âmbito da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), tem estado a facilitar o diálogo entre as partes.

PUBLICIDADE