COOPERAçãO BILATERAL

Guiné-Bissau recebe apoio da China para reabilitar 300 km de estradas

Umaro Sissoco Embaló - Presidente da Guine Bissau - DR
Umaro Sissoco Embaló - Presidente da Guine BissauImagem: DR

08/07/2024 19h00

Bissau – O Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, anunciou, esta segunda-feira, em Bissau, que a China vai financiar a construção de um "grande centro de conferências" e reabilitar 300 quilómetros de estradas a nível do país.

O facto foi anunciado aos jornalistas, no aeroporto de Bissau, antes de Umaro Sissoco Embaló embarcar para Pequim, onde vai realizar uma visita de Estado de três dias, a partir de quarta-feira, 10 de Julho.

O Presidente guineense adiantou que a China vai também construir na Guiné-Bissau um campus universitário para 12 mil alunos.

“Antes de chegarmos lá, a China já anunciou um donativo de 27,5 milhões de dólares americanos para a Guiné-Bissau que serão destinados a projectos, independentemente de outros projectos que já temos em carteira”, assinalou.

O Presidente guineense enalteceu a postura da China pelo facto de “nunca se imiscuir na política interna de um país africano.”

Embaló destacou ainda o facto da China ter ajudado a formar quadros militares da Guiné-Bissau, tendo-o considerado como “parceiro incontornável e incontestável na geopolítica” mundial.

Mais lidas


Últimas notícias