PREçOS

Governo sul-africano vai alargar lista de alimentos isentos de impostos

Africa do sul alarga lista de bens alimentares isentos de imposto - DR
Africa do sul alarga lista de bens alimentares isentos de impostoImagem: DR

22/07/2024 17h45

Joanesburgo - Enquanto a África do Sul lida com altos níveis de pobreza e custo de vida, o Governo de Unidade Nacional (GNU) procurará expandir a gama de bens alimentares essenciais isentos de imposto sobre valor agregado (IVA).

O Presidente Cyril Ramaphosa anunciou que o GNU realizará uma revisão abrangente dos preços praticados, incluindo a fórmula de preços dos combustíveis, para identificar áreas onde os preços podem ser reduzidos.

O Presidente disse que os 10 partidos do GNU decidiram dedicar os próximos cinco anos a acções que promovam três prioridades estratégicas.
Entre estas contam-se a promoção do crescimento inclusivo e da criação de emprego, a redução da pobreza e a luta contra o elevado custo de vida, bem como a construção de um Estado capaz, ético e virado ao desenvolvimento.

O Chefe de Estado acredita que uma estratégia robusta e inclusiva para aliviar a pobreza é essencial para salvaguardar e ajudar as pessoas mais vulneráveis da sociedade.

“Mesmo numa altura em que muitas empresas estão a obter grandes lucros, aqui no país, milhões de sul-africanos estão a sofrer como resultado do aumento dos preços.”

O Presidente proferiu o seu Discurso de Abertura do Parlamento na Cidade do Cabo, quinta-feira passada, delineando a agenda, as prioridades e as políticas do governo para os próximos cinco anos.

Mais lidas


Últimas notícias