Cerca 100 mil doses da vacina Mpox chegaram quinta-feira na RDC
Kinshasa - O Ministro da Saúde, Higiene e Prevenção da República Democrática do Congo (RDC), Roger Kamba, recebeu, quinta-feira, em nome do Governo, o primeiro lote de doses da vacina contra a Mpox, designada por MVA-BN, no aeroporto internacional de N'djili, em Kinshasa.
De acordo com a emissora Radio Okapi, o lote inclui cerca de 100 mil doses que a Comissão Europeia doou à RDC, e que foi transportado para a capital congolesa a bordo de um avião da Ethopian Airlines proveniente de Bruxelas.
"As vacinas chegaram à RDC. Elas estão agora a caminho de áreas de armazenamento e a campanha de vacinação deve começar no final do mês", disse o chefe da Autoridade de Preparação e Resposta a Emergências de Saúde (HERA) da União Europeia, Laurent Muschel, citado pela agência de notícias France Press.
As vacinas serão mantidas nos armazéns do Programa Alargado de Vacinação (PAI) em Kinkole, enquanto se aguarda a aprovação do plano de vacinação do Governo.
Entretanto, o representante da Unicef na RDC, Grant Leaity, disse que as vacinas contidas neste lote que chegou quinta-feira, em Kinshasa, não estão aprovadas para crianças, segundo a Radio Okapi.
“Este lote de vacinas está actualmente aprovado apenas para adultos. Aguardamos a chegada de outras vacinas específicas para crianças de todas as idades.”
De acordo com fontes do governo da RDC, serão acrescentadas mais 100 mil doses de vacinas ao primeiro lote no próximo sábado. Assim, no total, terão de ser distribuídas 200 mil doses às províncias maioritariamente afectadas pela epidemia de Mpox.
Representantes da OMS e da UNICEF e outros parceiros testemunharam a cerimónia da entrega deste primeiro lote.