África

África


PUBLICIDADE

Avião com toneladas de cocaína apreendido no aeroporto de Bissau

Avião com grande quantidade de cocaína apreendido no aeroporto de Bissau
Avião com grande quantidade de cocaína apreendido no aeroporto de Bissau Imagens: DR

Redacção

Publicado às 07h48 09/09/2024 - Actualizado às 22h17 09/09/2024

Bissau - A Polícia Judiciária (PJ) guineense apreendeu uma aeronave, no aeroporto internacional Osvaldo Vieira, de Bissau “com uma grande quantidade de cocaína”, noticiou, esta segunda-feira, a Radio France Internacional (RFI).

A bordo da aeronave estavam cinco pessoas, sendo um brasileiro, um colombiano, um cidadão do Equador e dois mexicanos, que foram detidos pelas autoridades policiais.

A emissora diz que ainda não se sabe a quem pertence o avião apreendido sábado, mas fontes ligadas ao processo indicam que se estima em mais de cinco toneladas a quantidade de cocaína encontrada na aeronave.
.
De acordo com o inspector Correia Quitole, a PJ teve informações, a partir de agências internacionais, segundo as quais estavam a caminho de Bissau duas aeronaves carregadas de cocaína.

De repente, a PJ foi informada que as aeronaves já não vinham para o aeroporto Osvaldo Vieira de Bissau, mas sim seguiam para Bamaco, no Mali.

Surpreendentemente, de acordo com o inspector Quitole, “a PJ, que tem sempre agentes no aeroporto, manteve a vigilância, avistou um avião a jacto a aterrar na pista central do aeroporto internacional de Bissau”.

Na abordagem feita pelos agentes dos serviços de segurança constatou-se que “a aeronave não tinha autorização de aterragem e que a bordo trazia uma grande quantidade de cocaína”.

As cinco pessoas que estavam a bordo estão sob custódia da PJ que também já descarregou toda a cocaína.

A PJ promete dar mais detalhes nos próximos dias, sobre a origem, o dono e o destino da cocaína apreendida.

O avião, um jato com a matrícula XA – SBT, encontra-se retido na pista central do aeroporto Osvaldo Vieira, sob custódia da PJ, enquanto se aguarda por um pronunciamento oficial das autoridades sobre o assunto.

Entretanto, o Presidente Umaro Sissoco Embaló continua no estrangeiro, e, depois de participar na cimeira China-África, em Beijing, esteve no Vietname e, neste momento, estará nos Emirados Árabes Unidos, segundo a RFI.

PUBLICIDADE