DROGAS

Avião com toneladas de cocaína apreendido no aeroporto de Bissau

Avião com grande quantidade de cocaína apreendido no aeroporto de Bissau - DR
Avião com grande quantidade de cocaína apreendido no aeroporto de BissauImagem: DR

09/09/2024 07h48

Bissau - A Polícia Judiciária (PJ) guineense apreendeu uma aeronave, no aeroporto internacional Osvaldo Vieira, de Bissau “com uma grande quantidade de cocaína”, noticiou, esta segunda-feira, a Radio France Internacional (RFI).

A bordo da aeronave estavam cinco pessoas, sendo um brasileiro, um colombiano, um cidadão do Equador e dois mexicanos, que foram detidos pelas autoridades policiais.

A emissora diz que ainda não se sabe a quem pertence o avião apreendido sábado, mas fontes ligadas ao processo indicam que se estima em mais de cinco toneladas a quantidade de cocaína encontrada na aeronave.
.
De acordo com o inspector Correia Quitole, a PJ teve informações, a partir de agências internacionais, segundo as quais estavam a caminho de Bissau duas aeronaves carregadas de cocaína.

De repente, a PJ foi informada que as aeronaves já não vinham para o aeroporto Osvaldo Vieira de Bissau, mas sim seguiam para Bamaco, no Mali.

Surpreendentemente, de acordo com o inspector Quitole, “a PJ, que tem sempre agentes no aeroporto, manteve a vigilância, avistou um avião a jacto a aterrar na pista central do aeroporto internacional de Bissau”.

Na abordagem feita pelos agentes dos serviços de segurança constatou-se que “a aeronave não tinha autorização de aterragem e que a bordo trazia uma grande quantidade de cocaína”.

As cinco pessoas que estavam a bordo estão sob custódia da PJ que também já descarregou toda a cocaína.

A PJ promete dar mais detalhes nos próximos dias, sobre a origem, o dono e o destino da cocaína apreendida.

O avião, um jato com a matrícula XA – SBT, encontra-se retido na pista central do aeroporto Osvaldo Vieira, sob custódia da PJ, enquanto se aguarda por um pronunciamento oficial das autoridades sobre o assunto.

Entretanto, o Presidente Umaro Sissoco Embaló continua no estrangeiro, e, depois de participar na cimeira China-África, em Beijing, esteve no Vietname e, neste momento, estará nos Emirados Árabes Unidos, segundo a RFI.

Mais lidas


Últimas notícias