MIGRAçãO
Mais de 280 emigrantes chegam a Canárias em barcos precários
21/09/2024 18h46
Madrid - Um total de 281 migrantes chegaram ao arquipélago espanhol das Canárias nas últimas horas em cinco embarcações, informaram hoje as autoridades de salvamento marítimo.
O primeiro resgate foi realizado a 11 milhas (cerca de 18 quilómetros) da costa da ilha de El Hierro, onde foi localizada uma embarcação com 62 migrantes.
Eram 51 homens, seis mulheres e cinco menores, incluindo um bebé de dois anos, segundo os serviços de urgência, que tiveram de transferir um dos migrantes para um centro de saúde devido a várias patologias.
A Espanha - com costas no Mediterrâneo e no Atlântico e com duas cidades que são enclaves no norte de África (Ceuta e Melilla) - é um dos países da União Europeia (UE) que lida directamente com maior número de chegadas de migrantes em situação irregular que pretendem entrar em território europeu.
A questão das migrações e da situação que se vive nas Canárias levou já a duas deslocações este ano do primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, a países da África ocidental, por considerar o Governo espanhol que os números inéditos de chegadas se devem em grande parte à instabilidade política nos países do Sahel.
Os migrantes chegam às Canárias em embarcações precárias e fazem pedidos de protecção internacional.
Este tema tem levado também a debate político em Espanha, desde logo sobre o acolhimento de menores, com o Governo a acusar a oposição de direita e extrema-direita de levar à sobrelotação de centros de acolhimento de menores por recusar a transferência de crianças e jovens não acompanhados para outras regiões autónomas espanholas.