FIANCIAMENTO

Banco Mundial aprova nova estratégia para o desenvolvimento do Zimbabwe

Banco Mundial aprova nova estratégia para impulsionar desenvolvimento do Zimbabwe  - DR
Banco Mundial aprova nova estratégia para impulsionar desenvolvimento do Zimbabwe Imagem: DR

14/10/2024 06h36

Harare - Conselho de Directores Executivos do Grupo do Banco Mundial (BM) aprovou a nova Nota de Envolvimento (CEN) para o Zimbabwe (2025-26), focada em apoiar as prioridades de desenvolvimento imediato do país.

“Alinhada com a visão 2030 do Zimbabwe e a Estratégia Nacional de Desenvolvimento 2021-25, a CEN contribui para a missão do grupo do BM de erradicar a pobreza extrema e promover a prosperidade partilhada, segundo o portal “Zimbabwe Situation ”.

A CEN é estruturada em torno de dois pilares. O primeiro visa apoiar o país na redução das distorções macroeconómicas, no fortalecimento das políticas fiscais e na melhoria da governança económica, ao mesmo tempo que fomenta um ambiente mais favorável ao crescimento liderado pelo sector privado.

Já o segundo pilar tem como objectivo ajudar a construir resiliência através do aumento dos serviços sociais direccionados aos mais pobres, empoderando as mulheres e proporcionando assistência mais eficiente às famílias vulneráveis. Apoia também a resiliência às mudanças climáticas e a transição energética.

“O Zimbabwe tem um potencial de crescimento significativo, com a sua força de trabalho bem educada, abundantes recursos naturais e localização estratégica. Um crescimento sustentado, inclusivo e resiliente exigirá aproveitar as reformas recentes e os avanços na política económica. Esperamos apoiar o Zimbabué neste caminho rumo a uma economia mais próspera que beneficie tanto o seu povo como a região em geral”, disse Nathan Belete, director do BM naquele país.

Para fomentar o papel do sector privado neste crescimento, a CEN promoverá o aumento da competitividade de sectores económicos importantes, reforçará as melhorias no ambiente regulatório para os negócios e apoiará o desenvolvimento de um fornecimento de electricidade mais fiável para aumentar a produtividade.

“Promover o desenvolvimento do sector privado através de um ambiente macroeconómico estável, um acesso energético mais amplo e fiável e apoio direccionado para sectores prioritários através desta CEN será essencial para criar empregos, promover investimento e impulsionar o desenvolvimento económico.
Esperamos continuar a apoiar o Zimbabué através dos nossos programas de assessoria e análise com este objectivo”, avançou Cláudia Conceição, directora regional da International Finance Corporation para a África Austral.

Além disso, a CEN apoiará o fortalecimento do sistema de protecção social do Governo através de um melhor direccionamento e implementação, permitindo uma assistência social mais eficiente para as famílias mais vulneráveis, especialmente durante crises como a actual seca. Trabalhará ainda para melhorar a qualidade dos serviços de saúde, especialmente na saúde materna e reprodutiva.

Finalmente, a estratégia contribuirá para a resiliência às mudanças climáticas promovendo fontes de energia renovável, melhorando a gestão do território e estabelecendo sistemas mais robustos de preparação para desastres.

Mais lidas


Últimas notícias