AVIAçãO

IATA suspende operações da Companhia Aéreas Moçambicana

IATA suspende operações da Companhia Aéreas Moçambicana - DR
IATA suspende operações da Companhia Aéreas MoçambicanaImagem: DR

19/10/2024 05h24

Maputo - A companhia Aéreas Moçambicana (LAM) foi novamente suspensa pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) desde a última quinta-feira, 17 de Outubro, devido aos incumprimentos de pagamento das suas obrigações de filiação junto à referida entidade.

Esta é a segunda vez, em poucos meses, que a LAM (Linhas Aéreas de Moçambique) enfrenta tal situação, tendo já sido suspensa pela primeira vez em Julho passado, o que causou transtornos aos passageiros que pretendiam fazer conexões em voos internacionais.

De acordo com o jornal Evidências, a suspensão imposta pela IATA desconecta a LAM dos sistemas globais de pagamento e de compensação que ligam a companhia a outras transportadoras aéreas, comprometendo a venda de bilhetes e as operações de transporte aéreo internacional.

Na primeira suspensão, a situação foi resolvida ao fim de 23 dias, após a companhia regularizar as suas pendências, o que permitiu à IATA reverter a medida.

Contudo, a nova suspensão tem agora consequências mais graves. A prestigiada companhia aérea Emirates anunciou o fim da sua parceria com a LAM.

Em comunicado, a transportadora do Dubai refere que a decisão foi tomada para garantir que os seus passageiros não sejam prejudicados pelas dificuldades financeiras da companhia moçambicana.

A partir de agora, novos bilhetes que envolvam voos da LAM não poderão ser emitidos pela Emirates, e os passageiros que compraram bilhetes antes do dia 16 de Outubro serão realocados noutras companhias, como a Airlink, Cemair ou Ethiopian Airlines, sem custos adicionais.

Mais lidas


Últimas notícias