África

África


PUBLICIDADE

África do Sul assume presidência do G20 em Dezembro

África do Sul assume Presidência do G20 em Dezembro
África do Sul assume Presidência do G20 em Dezembro Imagens: DR

Redacção

Publicado às 08h53 15/11/2024 - Actualizado às 09h41 17/11/2024

Pretoria - A ministra junto da Presidência da República da África do Sul, Khumbudzo Ntshavheni, anunciou a contagem decrescente para este país assumir a presidência do G20, de Dezembro de 2024 a 30 de Novembro de 2025.

Falando, quarta-feira, em conferência de imprensa, a governante avançou que o Comité Inter-ministerial (IMC) está a trabalhar em todas as províncias para acolher reuniões ministeriais e grupos de trabalho que preparam a Cimeira de Líderes, a ser realizada em data a anunciar, na cidade de Joanesburgo, província de Gauteng.

Sob o lema "Solidariedade, Igualdade e Sustentabilidade", lançaremos o programa G20 da África do Sul no dia 01 de Dezembro próximo, adiantou a fonte, tendo acrescentado que o país tomará parte na próxima Cimeira do Grupo nos dias 18 e 19 de Novembro em curso, no Rio de Janeiro, Brasil, com a totalidade dos seus membros.

O Chefe de Estado, Cyril Ramaphosa, disse recentemente que, como signatário do Pacto para o Futuro, o seu país pretende impulsionar um desenvolvimento sustentável estimulado pelas pessoas.

"Quando a África do Sul assumir o mais alto cadeirão do G20, ainda este ano, daremos prioridade às necessidades e aspirações do nosso continente e outros países em via de desenvolvimento", afirmou.

O país irá liderar o G20, cerca de cinco anos antes do prazo final da Agenda 2030 das Nações Unidas (ONU) para o Desenvolvimento Sustentável.

O G20, é composto por 19 países (África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, India, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia) e dois órgãos regionais: a União Africana e a União Europeia.

Consta da lista de países convidados, Angola, Bolívia, Chile, Colômbia, Egipto, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Malásia, Moçambique, Nigéria, Noruega, Paraguai, Portugal, a Santa Se', Singapura, Tanzânia, Uruguai e Vietname, para além de diversas organizações internacionais.

Os membros do G20 representam perto de 85% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, mais de 75 por cento do comércio global e cerca de dois terços da população mundial.

Inicialmente, o Grupo concentrava-se principalmente em questões macro-económicas gerais, mas expandiu a sua agenda para incluir temas como comércio, desenvolvimento sustentável, saúde, agricultura, energia, meio ambiente, mudanças climáticas e combate à corrupção.

A Cimeira representa o ponto mais alto das mais de uma centena de reuniões do G20, ao longo de todo um ano.

O G20 é o principal fórum de cooperação económica internacional e a actual presidência é desempenhada pelo Brasil (de 01 de Dezembro de 2023 a 30 de Novembro de 2024).

PUBLICIDADE