Namibianos aguardam pelos resultados de eleições


Windhoek - A contagem dos votos está em curso na Namíbia, depois daquelas que foram amplamente vistas como as eleições mais competitivas na história do país.
A imprensa internacional relata que houve longas filas à porta das assembleias de voto ao longo do dia de quarta-feira, enquanto a população jovem afluía entusiasmada para eleger um novo presidente e parlamento.
A votação terminou às 21h00 (20h00 em Angola), e os números iniciais sugerem que houve uma elevada participação eleitoral.
A Organização Popular do Sudoeste Africano (SWAPO), que governa a Namíbia desde que a conduziu à independência da África do Sul do apartheid, em 1990, admite que enfrentou as eleições mais difíceis, e revela alguma incerteza sobre o resultado.
Entretanto, se a SWAPO vencer, a sua candidata presidencial, Netumbo Nandi-Ndaitwah, tornar-se-á na primeira mulher namibiana a ocupar o posto de presidente da república neste país.
No período que antecedeu as eleições, os analistas afirmaram que havia uma forte possibilidade de a SWAPO ser destituída pelos jovens, que representam 64% dos eleitores registados, e que são a franja da sociedade mais afectada pelos elevados níveis de desemprego e desigualdades sociais. Os resultados destas eleições gerais são esperados até ao fim desta semana.