RECURSOS MINERAIS

Mais de 500 garimpeiros detidos na África do Sul

Mais de 500 garimpeiros detidos na África do Sul - DR
Mais de 500 garimpeiros detidos na África do SulImagem: DR

04/11/2024 10h25

Pretória – Um total de 565 mineiros ilegais foram detidos na África do Sul depois de as forças de segurança terem cortado as suas rotas de abastecimento de comida e água, obrigando-os a abandonar uma mina residual de ouro, em Orkney, na província do Noroeste.

De acordo com a imprensa local, que cita fontes policiais, os garimpeiros foram forçados a sair da mina devido a "fome e desidratação".

As forças de segurança tinham anteriormente bloqueado as rotas utilizadas pelos seus cúmplices para entregar alimentos e água na mina.

A operação prossegue e a polícia acredita que "centenas, ou mesmo milhares" de mineiros famintos e sedentos poderiam regressar à superfície.

Shadrack Sibiya, alto funcionário da polícia, disse que mais de 13.691 supostos mineiros ilegais foram presos, desde Dezembro de 2023, em sete províncias do país.

Milhares de mineiros ilegais, muitas vezes oriundos de outros países, trabalham em condições difíceis na África do Sul, rica em minerais.

As suas actividades ilegais são mal vistas, tanto pelas empresas mineiras, como pelos residentes locais, que as associam a um aumento da criminalidade.

Mais lidas


Últimas notícias