Candidata da SWAPO vence eleições presidenciais na Namíbia
Windhoek – A Comissão Eleitoral da Namíbia afirma que a candidata Netumbo Nandi-Ndaitwah obteve 57% dos votos na eleição presidencial, enquanto o seu partido, a SWAPO, conquistou 51 dos 96 assentos do Parlamento, eliminando assim a necessidade de uma segunda volta.
O candidato Panduleni Itula obteve 26% dos votos, e o seu partido - Patriotas Independentes pela Mudança (IPC) - conquistou 20 assentos parlamentares, ficando em segundo lugar, de acordo com os resultados divulgados pela Comissão Eleitoral na terça-feira.
"A nação namibiana votou pela paz e estabilidade", disse Nandi-Ndaitwah após ser declarada vencedora das eleições realizadas no passado dia 27 de Novembro.
Entretanto, o candidato do maior partido de oposição, Panduleni Itula, diz que vai contestar os resultados porque, a votação foi prejudicada por problemas técnicos e falta de boletins de voto, segundo Panduleni Itula.
O IPC alegou na semana passada que esses contratempos foram uma tentativa deliberada de frustrar os eleitores e que não aceitaria os resultados, independentemente do que eles mostrassem, porque havia uma "infinidade de irregularidades".
A imprensa local estima que cerca de 1,5 milhões de eleitores compareceram nas urnas, o que representa 77% do total das pessoas registradas para votar.