PETRóLEO
Total Energies aumenta operações offshore na Namíbia

07/01/2025 01h06
Windhoek - A TotalEnergies anunciou a expansão das suas operações offshore na Namíbia com a plataforma semi-submersível “Deepsea Mira”. A unidade de sexta geração foi contratada para operar em águas profundas no país. Projectada para ambientes adversos, a plataforma CS60 pode operar em profundidades de até 10 mil pés.
A unidade pertence à Northern Ocean, uma empresa internacional de perfuração, e é operada pela empresa de engenharia namibiana Odfjell Drilling. De acordo com a Energy Capital Power, a expansão dos serviços poderá gerar receitas adicionais entre 27 a 38 milhões de dólares para a Northern Ocean.
A “Deepsea Mira” está contratada pela TotalEnergies desde Dezembro de 2022. Em 2023, a plataforma foi utilizada para avaliar a descoberta de petróleo leve no campo Venus, na Namíbia. Além disso, a perfuração no Bloco 2913 B da bacia de Orange resultou na descoberta do poço de exploração Tamboti-1X.
Este poço é considerado uma grande promessa, com estimativas que chegam até mil milhões de barris de petróleo. Assim, a “Deepsea Mira” ocupa um papel central nas operações de perfuração da petrolífera francesa naquele país, ampliando o portefólio de exploração da companhia na região.
Com a expansão das suas actividades, a TotalEnergies reforça o seu compromisso com o crescimento da indústria petrolífera na Namíbia, aproveitando os recursos da plataforma para consolidar a sua presença no sector offshore.