NOMEAçõES

Ilza Amado Vaz nomeada primeira-ministra de São Tomé e Príncipe

Carlos Vila Nova, presidente eleito de São Tomé e Príncipe - Cedida/Facebook
Carlos Vila Nova, presidente eleito de São Tomé e PríncipeImagem: Cedida/Facebook

10/01/2025 11h21

São Tomé - O Presidente de São tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova, nomeou, esta quinta-feira, Ilza Amado Vaz para o cargo de primeira-ministra do país, com a missão de formar o décimo nono Governo constitucional.

Até a nomeação, Ilza Amado Vaz era ministra da Justiça, Administração Pública e Direitos Humanos, tendo sido indicada pela Acção Democrática Independente (ADI), partido mais votado nas anteriores eleições.

Ilza Amado Vaz foi indicada pelo seu partido juntamente com outras duas mulheres, designadamente Celmira Sacramento, actual presidente do parlamento, e Ângela Costa, ministra da Saúde e dos Direitos da Mulher, depois de o Chefe de Estado ter rejeitado o nome de Hélio de Almeida, antigo governador do Banco Central e ex-ministro das Finanças.

Enquanto isso, a Voz de América apurou que o Tribunal Constitucional deverá se pronunciar, esta sexta-feira, em relação ao pedido da ADI para a fiscalização do acto do Presidente da República de decretar a demissão do Governo liderado por Patrice Trovoada.

A ADI argumentou na sua petição que a decisão presidencial de demitir o governo, segunda-feira última, é inconstitucional.

No seu decreto, Carlos Vila Nova justificou a decisão com a “incapacidade de Patrice Trovoada em aportar soluções atendíveis e comportáveis com o grau de problemas existentes no país” e as frequentes e prolongadas ausências do mesmo do país.

O Chefe do Governo demissionário foi acusado também por Vila Nova de deslealdade institucional.

Mais lidas


Últimas notícias