EMPOSSAMENTO

Deputados da Renamo e MDM ausentes da cerimónia de posse

Parlamento em Moçambique - LUSA
Parlamento em MoçambiqueImagem: LUSA

13/01/2025 13h07

Maputo - Os deputados da RENAMO e MDM não participaram hoje, segunda-feira, na cerimónia de tomada de posse dos parlamentares eleitos para a X legislatura em Moçambique.

Dos 250 deputados eleitos, apenas 214 tomaram posse. O número de parlamentares ficou reduzido com a ausência dos 36 deputados eleitos pela RENAMO- 28 e MDM - oito.

Apenas os deputados da FRELIMO – 171 e do PODEMOS, segunda maior força parlamentar do país – 43 tomaram posse, perfazendo um total de 214 parlamentares empossados.

A RENAMO e o MDM haviam anunciado que não tomariam posse em forma de protesto aos resultados eleitorais do pleito de 9 de outubro fortemente contestados pela oposição. O não reconhecimento dos resultados das eleições provocaram a convocação de várias manifestações desde outubro do ano passado. Os protestos provocaram cerca de 300 mortes e centenas de infra-estruturas e estabelecimentos públicos e privados vandalizados.

Na cerimónia dirigida pelo presidente cessante, Filipe Nyusi, foi também empossada a nova presidente da Assembleia da República.

Trata-se de Margarida Talapa, membro da FRELIMO, que era uma das três pessoas indicadas ao cadeirão máximo do parlamento a par de Carlos Tembe e Fernando Jone, ambos do PODEMOS.

A cerimónia que antecede a investidura do presidente eleito, Daniel Chapo, prevista para esta quarta-feira,15, foi marcada por forte aparato de segurança tendo em conta a convocação de três dias de manifestações feita por Venâncio Mondlane, o segundo candidato mais votado e que não reconhece os resultados, a partir desta segunda-feira.

 

Mais lidas


Últimas notícias