África

África


PUBLICIDADE

Egipto anuncia plano para sete novos corredores logísticos até 2030

Egipto anuncia plano para sete novos corredores logísticos até 2030
Egipto anuncia plano para sete novos corredores logísticos até 2030 Imagens: DR

Redacção

Publicado às 19h34 17/03/2025

Cairo - O Ministério dos Transportes do Egipto anunciou um plano para a criação de sete corredores logísticos integrados, com o objectivo de conectar as áreas de produção industrial, agrícola e mineração aos portos marítimos.

O projecto também visa estabelecer uma ligação entre os portos do Mar Vermelho e do Mar Mediterrâneo, além de atender às novas áreas urbanas por meio de uma rede ferroviária e rodoviária, conectando portos secos e centros logísticos ao longo desses corredores.


O Ministério dos Transportes destacou que o projecto faz parte da estratégia nacional de desenvolvimento sustentável até 2030 e segue as diretrizes do presidente Abdel Fattah el-Sisi para transformar o Egipto num centro regional de transporte, logística e comércio de trânsito, além de modernizar a infraestrutura de transporte do país, segundo o portal Sada El Balad.


De acordo com o plano, os corredores incluem o logístico Ain Sokhna – Alexandria, com cerca de 63,5 km de extensão, e o Arish – Taba, que conecta o porto de Arish, no Mediterrâneo, ao porto de Taba, no Golfo de Aqaba, atravessando as áreas industriais no centro da Península do Sinai. Este último também atenderá aos centros logísticos em construção na região.


Outros corredores constantes do plano são o Cairo – Alexandria (aproximadamente 36 km); o Manashi – 6 de Outubro (cerca de 68 km; estendendo-se até o Grande Porto de Alexandria); o Tanta – Mansoura – Damietta e o Gergoub – Salloum, com 223 km de extensão.


Além disso, o plano abrange o corredor Cairo – Assuã – Abu Simbel, que integra a segunda linha da rede ferroviária de alta velocidade e a estrada desértica ocidental do Alto Egipto, conectando portos secos, centros logísticos e áreas de recuperação agrícola, como Toshka, Sharq El Oweinat e a zona turística de Abu Simbel.
O projecto também inclui o corredor logístico Safaga – Qena – Abu Tartur, que começa no porto de Safaga, no Mar Vermelho.

PUBLICIDADE