África

África


PUBLICIDADE

Comércio electrónico sul-africano atingiu 3,9 mil milhões de dólares em 2023

Comércio electrónico sul-africano atingiu 3,9 mil milhões de dólares em 2023
Comércio electrónico sul-africano atingiu 3,9 mil milhões de dólares em 2023 Imagens: DR

Redacção

Publicado às 11h56 20/03/2025

Pretoria - O Presidente do Conselho da Administrador (PCA) da Proudly South African, Eustace Mashimbye, revelou, quarta-feira, que as vendas do comércio electrónico sul-africano atingiram 3,9 mil milhões de dólares em 2023, com as projecções a indicarem que este valor poderá ultrapassar os 5,5 mil milhões de dólares até 2026.

Eustace Mashimbye destacou o comércio electrónico como um dos principais focos da cimeira Proudly South African Buy Local Summit, que decorreu em Sandton, na África do Sul, onde, evidenciando a crescente importância do sector na economia nacional.

Durante o encerramento do evento, que durou dois dias, o PCA da Proudly South African afirmou que a cimeira tinha como objectivo conectar expositores com os principais intervenientes da indústria, facilitando a inclusão das empresas locais nas suas cadeias de abastecimento.

“Este crescimento no comércio electrónico reflecte a transição cada vez mais evidente para as compras online, oferecendo novas oportunidades para as empresas locais”, disse.

A tendência de crescimento do comércio electrónico evidencia o potencial das empresas sul-africanas em prosperar na economia digital, aproveitando as vantagens do mercado online.

A cimeira serviu também como plataforma para reforçar a importância da presença digital das empresas locais, que passam a ter mais acesso a consumidores em toda a África do Sul e no mercado internacional.

Para apoiar as vendas de produtos fabricados localmente, a Proudly South African está a preparar o lançamento de uma plataforma de comércio electrónico dedicada exclusivamente a produtos nacionais. “Esta plataforma será lançada no próximo mês, proporcionando maior visibilidade às empresas que produzem bens dentro do país”, avançou Mashimbye.

O responsável mencionou ainda que a Proudly South African tem estabelecido colaborações com outras plataformas de comércio electrónico. “Falámos com terceiros que têm lojas online com produtos dos membros da Proudly South African listados nas suas lojas, sem qualquer custo para eles”, explicou, destacando a iniciativa como uma estratégia para aumentar a exposição dos produtos locais.

Por fim, Mashimbye detalhou que, ao contrário de outras plataformas que cobram pela listagem de produtos, a Proudly South African conseguiu criar parcerias que permitem que os seus membros possam listar os seus produtos sem custos adicionais. Esta estratégia visa garantir que os fabricantes locais possam competir de maneira justa no crescente mercado de comércio electrónico.

A Proudly South African é uma campanha de incentivo à aquisição local que visa impulsionar a economia sul-africana. Foi lançada em 2001 por meio de um acordo entre o Governo, a comunidade, e os sectores empresarial e trabalhista.

PUBLICIDADE