Zâmbia recebe financiamento japonês para pesquisa geológica


Tóquio - O Japão fez uma doação de 1,2 milhão de dólares à Zâmbia para a aquisição de equipamentos avançados de laboratório, no âmbito do seu Programa de Desenvolvimento Económico e Social, noticiou hoje o portal e-Global..
O apoio, destinado ao Departamento de Pesquisa Geológica do Ministério de Minas e Desenvolvimento de Minerais da Zâmbia, foi anunciada esta semana e visa melhorar a capacidade de pesquisa e análise mineral do país.
Após a assinatura do memorando que formalizou o financiamento, o embaixador do Japão na Zâmbia, Takeuchi Kazuyuki, explicou que o objectivo do apoio é aumentar a capacidade de análise mineral e actualizar os dados geológicos do país.
Kazuyuki acredita que este investimento ajudará a Zâmbia a melhorar a sua a infra-estrutura de pesquisa e a aumentar as receitas fiscais.
O ministro das Finanças da Zâmbia, Situmbeko Musokotwane, expressou confiança de que a doação trará melhorias na precisão das pesquisas geológicas. Musokotwane também destacou que este apoio é um passo importante para o avanço da ciência e da tecnologia no sector mineral da Zâmbia.
A cerimónia de oficialização do financiamento também contou com a presença de Tateyama Jotaro, representante da Agência Internacional de Cooperação Japonesa (JICA).
A presença de Jotaro reforça o papel da JICA na implementação e monitorização da assistência técnica e financeira fornecida pelo Japão à Zâmbia.
Com esta iniciativa, o Japão reafirma o seu compromisso de apoiar o desenvolvimento sustentável da Zâmbia. “Este apoio financeiro contribuirá para um crescimento económico mais robusto e, potencialmente, para a redução do nível pobreza no país”, concluiu o embaixador do Japão.