Governo dos EUA subvenciona transformação digital da Zâmbia


Washington – O governo dos Estados Unidos da América (EUA) disponibilizou uma subvenção de 120 milhões de dólares à Zâmbia, para ajudar o país a melhorar a transformação digital.
A informação foi avançada nesta terça-feira (18), pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Felix Mutati, após uma visita de cortesia ao embaixador zambiano nos EUA, Chibamba Kanyama, em Washington.
O acordo foi alcançado na Cimeira Digital Global, que começou na segunda-feira (17) e decorre até quinta-feira (20). O ministro participa na cúpula, juntamente com Patrick Kangwa, secretário do Governo, e Percy Chinyama, coordenador nacional da Smart Zambia.
O evento está programado para incluir debates e apresentações sobre inteligência artificial (IA) e desenvolvimento digital global.
Entre os oradores estão Doreen Bogdan-Martin, chefe da International Telecommunications Union (ITU), e o executivo do Banco Mundial, Axel van Trotsenburg.
O gabinete de Felix Mutati afirmou que o responsável também participará em reuniões paralelas com executivos da ITU e do Banco Mundial: “Além disso, o ministro visitará o stand de exposições, com destaque para a montra de identificação digital da Etiópia.”
As relações entre os EUA e a Zâmbia têm sido sólidas desde a ascensão do antigo líder da oposição, Hakainde Hichilema, ao poder em 2021.
Para além do financiamento da actual administração do Presidente Donald Trump, o Governo de Hichilema também manteve laços cordiais com a governação de Joe Biden.