Governo da Namíbia reorganiza sector do petróleo e gás


Windhoek - A remodelação do Gabinete da Presidente da Namíbia, Netumbo Nandi-Ndaitwah, coloca o petróleo e o gás mais directamente sob o seu controlo, à medida que os exploradores internacionais procuram aumentar as descobertas offshore, segundo o portal Bloomberg.
“As novas indústrias emergentes de petróleo e gás precisam de ser geridas de forma a maximizar os benefícios para todos os namibianos” e ficarão sob a alçada do Gabinete da Presidente, declarou Netumbo Nandi-Ndaitwah num comunicado.
A actividade de perfuração tem vindo a aumentar desde que a TotalEnergies e a Shell fizeram as primeiras descobertas em 2022, apesar de algumas se terem revelado inviáveis para o desenvolvimento comercial e terem sido anuladas.
Ainda assim, a perspectiva de produção de petróleo pode impulsionar a nação do sudoeste africano, escassamente povoada.
A governante “vê o petróleo e o gás como um factor estratégico” para a nação e a sua colocação sob a Presidência poderá tornar o diálogo com os exploradores mais eficiente, afirmou Graham Hopwood, conselheiro especial da empresa de consultoria Horizon Engage.
O então ministro das Minas e Energia namibiano, Tom Alweendo, deixou o cargo que ocupava desde 2018. Já Natangwe Ithete foi nomeado vice-primeiro-ministro e ministro das Minas no novo Governo anunciado a 22 de Março.
Segundo Graham Hopwood, a demissão do ministro das Finanças, Ipumbu Shiimi, que reduziu a dívida nacional, foi o maior choque da remodelação do Governo. A mudança indica que a Presidente “quer abrir as torneiras dos gastos”, referiu o responsável.
Shiimi é substituído por Ericah Shafudah, uma veterana com 20 anos de experiência no Ministério das Finanças, que ocupou uma série de cargos superiores, incluindo o de directora-executiva das finanças.