África

África


PUBLICIDADE

BAD anuncia mecanismo para desbloquear financiamento Agrícola

BAD Anuncia mecanismo para desbloquear financiamento Agrícola
BAD Anuncia mecanismo para desbloquear financiamento Agrícola Imagens: DR

Redacção

Publicado às 03h09 26/03/2025 - Actualizado às 03h09 26/03/2025

Abidjan - O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) vai lançar uma linha de crédito de 500 milhões de dólares para desbloquear 10 mil milhões de dólares em financiamento para pequenos agricultores e empresas agro-industriais em África.

O anúncio foi feito pelo presidente do BAD, Akinwumi Adesina, durante a Conferência de Alto Nível sobre a Expansão do Financiamento para os Pequenos Agricultores, que teve lugar a 18 de Março em Nairóbi, a capital do Quénia.

Para colmatar o défice de financiamento anual de 75 mil milhões de dólares em África no sector agrícola, o mecanismo combinará instrumentos financeiros, como garantias de crédito comercial, cobertura de primeiras perdas, finanças mistas e incentivos ao crédito. Oferecerá também assistência técnica para reduzir os custos de transacção para as pequenas empresas.

“Estamos no limiar de fazer história para colmatar o défice de financiamento enfrentado pelos pequenos agricultores e pelas empresas agrícolas”, afirmou Adesina, apelando ao apoio global para fazer de África o celeiro do mundo.

Desde a Cimeira de Dakar 2 Feed Africa de 2023, os compromissos financeiros dos parceiros de desenvolvimento aumentaram de 30 mil milhões de dólares para 72 mil milhões de dólares. Só o BAD comprometeu-se com 10 mil milhões de dólares e aprovou 77 projectos de segurança alimentar no valor de 3,9 mil milhões de dólares, com mais 1,72 mil milhões de dólares em preparação.

As principais iniciativas que já estão a impulsionar o progresso incluem o programa Tecnologias para a Transformação Agrícola em África, que ajudou 25 milhões de agricultores a adoptar culturas de elevado rendimento e resistentes ao clima, e o Mecanismo Africano de Produção Alimentar de Emergência, que forneceu sementes e fertilizantes a 12,3 milhões de agricultores.

As Zonas Especiais de Transformação Agro-Industrial, a Acção Financeira Afirmativa para as Mulheres Empresárias do continente e os esforços de transformação digital através da MADE Alliance Africa estão a expandir ainda mais o acesso ao financiamento, à tecnologia e aos mercados.

Entretanto, apesar da importância económica da agricultura, apenas 6% dos pequenos agricultores africanos têm acesso ao crédito e os empréstimos bancários ao sector continuam a ser inferiores a 5%. A nova facilidade do BAD visa mudar radicalmente esta narrativa, capacitando os agricultores, melhorando a segurança alimentar e impulsionando o desenvolvimento rural inclusivo em toda a África.

 

PUBLICIDADE