África

África


PUBLICIDADE

Moçambique leva inovação em Inteligência Artificial à Expo2025 no Japão

Moçambique leva inovação em Inteligência Artificial à Expo 2025 no Japão
Moçambique leva inovação em Inteligência Artificial à Expo 2025 no Japão Imagens: DR

Redacção

Publicado às 08h26 28/03/2025

Maputo - Drones artesanais e um barco-robô para investigação oceanográfica são dois dos projectos que Moçambique levará à Expo 2025 no Japão, entre as 14 iniciativas seleccionadas pelo país nas áreas de Inteligência Artificial (IA) e robótica, reportou hoje a imprensa local.

“Estes drones são feitos de forma artesanal por um jovem. De certa forma, são uma provocação à indústria convencional de robótica. É crucial apresentá-los no cenário global para mostrar o potencial que temos”, segundo um anúncio divulgado quinta-feira pela imprensa moçambicana.

A curador da exposição de Moçambique, Larsen Vales, disse a imprensa que a participação do seu país na Expo 2025, que se realizará em Osaka, Japão, de 13 de Abril a 13 de Outubro, contará com um pavilhão de 308 metros quadrados.

Este espaço incluirá um piso térreo com exposições permanentes e temporárias, e um piso superior destinado a eventos paralelos, como seminários, palestras e projecções regulares de vídeos sobre as potencialidades económicas, turísticas e culturais de Moçambique.

Com o tema “Projectar a sociedade do futuro para as nossas vidas”, a Expo 2025 será uma plataforma para Moçambique apresentar o seu tema “Educação e Trabalho através da Inteligência Artificial e Robótica”, sob o subtema “Empoderando Vidas”.

Segundo o comissariado geral de Moçambique para a Expo 2025, o objectivo do País é “estimular o uso da Inteligência Artificial e da Robótica no contexto do desenvolvimento sustentável”, com um enfoque particular na educação e projectando estas soluções para o período pós-2030, quando se espera o cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Foram seleccionadas 14 iniciativas específicas em IA e Robótica, destacando-se casos de sucesso e projectos de inovação tecnológica. Estes projectos abordam temas como inovação nos processos de patrimonialização, soluções integradas mais acessíveis e responsáveis, saúde e bem-estar, preservação ambiental, resiliência às mudanças climáticas e cidades inteligentes e sustentáveis, alinhados aos ODS.

“As 14 iniciativas que vamos apresentar são principalmente focadas em IA e Robótica, com algumas abordagens mistas”, afirmou Larsen Vales, acrescentando: “O objectivo não é um fim em si, mas sim usar essas tecnologias para resolver problemas locais com soluções locais.”

O intuito é simplificar processos, reduzir custos e aumentar a segurança, como exemplificado pelo barco-robô incluído nos 14 projectos a serem apresentados por Moçambique na Expo 2025.

“Este barco-robô oferece duas vantagens imediatas. Destinado à investigação oceanográfica, reduz drasticamente os custos de aquisição e operação, além de minimizar os riscos para os tripulantes. Sendo tripulado e monitorizado à distância, não é necessário expor os homens a zonas perigosas do oceano”, concluiu o curador da participação nacional.

 

PUBLICIDADE