África

África


PUBLICIDADE

Lesoto vai beneficiar de mais de 330 milhões de dólares do BAD

Lesoto vai beneficiar de mais de 330 milhões de dólares do BAD
Lesoto vai beneficiar de mais de 330 milhões de dólares do BAD Imagens: DR

Redacção

Publicado às 16h57 31/03/2025

Maseru - O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) anunciou um investimento de 331 milhões de dólares no Lesoto para apoiar o desenvolvimento de sectores estratégicos.

O financiamento será direccionado para áreas essenciais como infra-estruturas, energia, transformação digital e agricultura, entre outras. O objectivo é melhorar a competitividade económica e o crescimento do reino.

Segundo uma publicação do Energy Capital & Power, a estratégia de investimento do BAD foca-se em sectores prioritários, como a energia, com destaque para a criação de linhas de transporte de electricidade ligando o Lesoto à África do Sul.

O desenvolvimento da agricultura e a gestão dos recursos hídricos também são partes fundamentais do plano.

“Vamos assegurar que as políticas e os incentivos para satisfazer as necessidades do sector privado sejam implementados rapidamente”, afirmou o rei Letsie II do Lesoto.

O financiamento do BAD surge no contexto da publicação do Documento de Estratégia Nacional 2025-30 para o Lesoto, cujo objectivo é fortalecer a competitividade industrial e apoiar o crescimento económico do país.

Desde 1972, o BAD já investiu 429 milhões de dólares em 87 projectos de vários sectores da economia do Lesoto e, actualmente, está a financiar oito projectos no valor de 60 milhões de dólares.

O Presidente do BAD, Akinwumi Adesina, declarou que o banco pretende expandir significativamente os seus compromissos no país, ao destacar o impacto positivo que os projectos em andamento já estão a ter na economia.

A parceria entre o BAD e o Lesoto está a crescer, e o financiamento de 331 milhões de dólares visa alavancar ainda mais o desenvolvimento das infra-estruturas e da economia local.

Com este apoio, o Lesoto espera melhorar a sua conectividade regional e global, bem como a sustentabilidade dos seus recursos naturais.

PUBLICIDADE