FINANCIAMENTO
Lesoto vai beneficiar de mais de 330 milhões de dólares do BAD

31/03/2025 16h57
Maseru - O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) anunciou um investimento de 331 milhões de dólares no Lesoto para apoiar o desenvolvimento de sectores estratégicos.
O financiamento será direccionado para áreas essenciais como infra-estruturas, energia, transformação digital e agricultura, entre outras. O objectivo é melhorar a competitividade económica e o crescimento do reino.
Segundo uma publicação do Energy Capital & Power, a estratégia de investimento do BAD foca-se em sectores prioritários, como a energia, com destaque para a criação de linhas de transporte de electricidade ligando o Lesoto à África do Sul.
O desenvolvimento da agricultura e a gestão dos recursos hídricos também são partes fundamentais do plano.
“Vamos assegurar que as políticas e os incentivos para satisfazer as necessidades do sector privado sejam implementados rapidamente”, afirmou o rei Letsie II do Lesoto.
O financiamento do BAD surge no contexto da publicação do Documento de Estratégia Nacional 2025-30 para o Lesoto, cujo objectivo é fortalecer a competitividade industrial e apoiar o crescimento económico do país.
Desde 1972, o BAD já investiu 429 milhões de dólares em 87 projectos de vários sectores da economia do Lesoto e, actualmente, está a financiar oito projectos no valor de 60 milhões de dólares.
O Presidente do BAD, Akinwumi Adesina, declarou que o banco pretende expandir significativamente os seus compromissos no país, ao destacar o impacto positivo que os projectos em andamento já estão a ter na economia.
A parceria entre o BAD e o Lesoto está a crescer, e o financiamento de 331 milhões de dólares visa alavancar ainda mais o desenvolvimento das infra-estruturas e da economia local.
Com este apoio, o Lesoto espera melhorar a sua conectividade regional e global, bem como a sustentabilidade dos seus recursos naturais.