Ministro namibiano demitido por violar uma rapariga de 16 anos


Windhoek - O ministro da Agricultura da Namíbia, Mac-Albert Hengari, foi demitido depois de ter sido acusado de violar uma rapariga de 16 anos há cinco anos.
De acordo com a BBC, Mac-Albert Hengari foi detido no sábado depois de, alegadamente, ter tentado subornar a vítima, agora com 21 anos, para retirar o caso contra ele, segundo a polícia.
Hengari, de 59 anos, que negou qualquer irregularidade, compareceu em tribunal na segunda-feira e foi-lhe negada fiança.
Este é o primeiro grande escândalo para o governo da primeira mulher Presidente da Namíbia, Netumbo Nandi-Ndaitwah, desde que tomou posse no mês passado.
O comunicado do gabinete do presidente não indicou os motivos da demissão, mas disse que Hengari também foi demitido da Assembleia Nacional.
Hengari está sendo investigado por várias acusações relacionadas ao caso, incluindo sequestro, estupro e agressão, segundo a polícia.
Na segunda-feira, ele compareceu perante um tribunal de magistrados na capital Windhoek, sob acusação de obstruir o curso da justiça.
Ele e um co-arguido permanecerão em prisão preventiva até 3 de Junho, data em que está marcada a próxima audiência. Foi-lhes negada fiança com o fundamento de que poderiam constituir um risco de fuga e poderiam procurar influenciar testemunhas.