ChatGPT: como funciona a tecnologia mais badalada do momento
Olá, seja bem-vindo a este espaço, um canal para abordar ciência, tecnologia e inovação.
Hoje, vamos mergulhar no ecossistema virtual e levar-lhe a conhecer um pouco mais sobre a principal tecnologia do momento, o ChatGPT, que está a despertar grande atenção no mundo inteiro.
falamos de um algoritmo de Inteligência Artificial (IA), criado por um laboratório de pesquisas dos EUA, chamado OpenAI, com sede em São Francisco. Com uma linguagem parecida com a dos humanos, o ChatGPT é capaz de redigir textos de todos os tipos, contar piadas, tirar dúvidas, solucionar problemas matemáticos e até mesmo dar conselhos amorosos.
O nome ChatGPT é uma sigla para “Generative Pre-Trained Transformer”, ou seja “Transformador pré-treinado generativo”.
A ferramenta foi desenvolvida com base em redes neurais e "machine learning" e funciona de forma semelhante às assistentes virtuais Alexa, da Amazon, e Siri, da Apple, sendo capaz de manter conversas bastante fluidas e naturais.
A diferença é que, em vez de voz, o ChatGPT comunica-se por texto. E para gerar as informações pedidas pelos utilizadores, o software recorre a um vasto banco de textos disponíveis na Internet, que inclui artigos, notícias e publicações do Twitter, entre outras fontes.
Como funciona?
Com diversas aplicações, o ChatGPT é muito fácil de usar: basta enviar uma pergunta ou comando, pressionar "Enter" e aguardar a resposta, que vem em poucos segundos.
Ele produz respostas elaboradas e coesas que impressionam os utilizadores, que estão a compartilhar suas experiências com o robot nas redes sociais. A ferramenta também é capaz de gerar resultados mais complexos.
Para dar um exemplo: usuários já pediram ao chatbot para desenvolver uma habilidade de um personagem de jogo feito em Python; o ChatGPT retornou com códigos escritos nessa linguagem de programação.
O sistema usa os feedbacks dos usuários para fornecer respostas cada vez mais rápidas, precisas e inteligentes.
Quais os riscos?
Embora tenha uma desenvoltura incrível e seja muito útil no trabalho ou na vida pessoal, o ChatGPT não está livre de polêmicas e controvérsias. A OpenAI admitiu que o chatbot pode fornecer "respostas plausíveis, mas incorrectas ou sem sentido", um problema que a própria empresa considera desafiador. "O ChatGPT tende a reproduzir textos muito fidedignos à escrita humana. Mas, apesar disso, foi verificado que estes textos não necessariamente trazem referências reais ou correctas”.
Pesquisadores acreditam que, da forma como funciona hoje, a tecnologia pode provocar muitas deficiências na aprendizagem dos alunos que a utilizam e também dificultar aos professores a identificação de plágio, já que os textos são muito bem elaborados.
Outro ponto crítico, segundo pesquisadores, é a possibilidade de a Inteligência Artificial ajudar a perpetuar preconceitos de raça, gênero e cultura. Se o sistema foi treinado a partir de conteúdos jornalísticos que reproduzem a ideia de que favela é igual à violência, por exemplo, as respostas vão reflectir esse pensamento.
Vai substituir o Google?
Apesar de envolto em controvérsias, o potencial do ChatGPT é imenso e pode abalar os negócios do Google. Ao menos é o que acredita o desenvolvedor Paul Buchheit, um dos criadores do Gmail. Ao comentar o sucesso do chatbot, deu cerca de dois anos para que o mecanismo de pesquisa seja liquidado pela IA.
"O Google pode estar a apenas um ou dois anos da disrupção total. A IA eliminará a página de resultados do mecanismo de pesquisa, que é onde eles ganham a maior parte de seu dinheiro", disse ele em um tuíte.
ChatGPT em Angola
A OpenAI disponibilizou, em Março último, a assinatura Plus do ChatGPT para Angola. O serviço, que está disponível nos EUA, desde o início de Fevereiro passado, chegou ao país por 20 dólares, cerca de 10 mil 200 kwanzas no câmbio actual. Além de Angola, outros países de África também receberam a versão paga do chatbot.
Como usar o ChatGPT?
Para usar o ChatGPT, basta entrar no site da OpenAI (openai.com) e rolar a página para baixo, até encontrar a opção “TRY CHATGPT”. Em seguida, faça login ou crie uma conta na OpenAI. Uma vez logado na plataforma, basta escrever uma pergunta ou comando na barra inferior e pressionar "enter". O chatbot, então, fornecerá uma resposta. Se não ficar satisfeito com as sugestões do robot, clique em "Try again" para tentar outra vez. O ChatGPT está disponível no navegador web pelo PC e também em dispositivos com Android e iOS.