Conversas com Mell

Conversas com Mell


PUBLICIDADE

As festas de fim de ano e a gestão do orçamento doméstico

Confira as dicas para aproveitar as festas de fim de ano sem gastar demais
Confira as dicas para aproveitar as festas de fim de ano sem gastar demais Imagens: Pexels

Mell Chaves

Publicado às 11h13 13/12/2023 - Actualizado às 11h13 13/12/2023

Já cheira a Natal! Num lado do mundo com frio, chuva e neve e por outro, como aqui, com um calor imenso e alguma chuva. A única certeza em comum é que todas as conversas neste momento vão dar ao Natal, o que se vai fazer, onde se vai passar, com quem iremos estar e o que se vai comprar.

A época festiva é uma época de alegria e celebração, mas também pode ser um período de gastos excessivos. É natural querermos mimar os nossos familiares e pessoas especiais com presentes e refeições elaboradas, mas é importante manter o orçamento sob controlo.

Recentemente, no Conversas Com Mell, abordamos este tema e recebi imenso feedback, e por isso volto a trazer o tema. No programa falamos sobre os desafios na gestão do orçamento doméstico na época festiva e foram dadas algumas dicas para nos ajudar a evitar gastos excessivos.

Existem vários desafios na gestão do orçamento doméstico para esse período, incluindo:

•Aumento dos gastos: a época festiva é uma época de compras, e é fácil gastar mais do que o planeado.

•Influência do marketing: o marketing pode ser muito persuasivo, e é fácil ceder à tentação de comprar coisas que não precisamos.

•Pressão social: podemos sentir-nos pressionados a comprar presentes caros para manter o ritmo dos nossos amigos e familiares.

Dicas para gerir o orçamento doméstico

Aqui estão algumas sugestões para o ajudar a controlar as finanças na época de festas:

•Crie um orçamento: o primeiro passo é criar um orçamento para esse período. Considere os seus rendimentos e despesas habituais e depois adicione uma margem para os gastos adicionais.

•Faça uma lista de presentes: antes de começar as compras, faça uma lista de quem vai receber o presente e o que gostaria de lhe dar. Isto irá ajudá-la a ficar dentro do orçamento.

•Compre com antecedência: se possível, comece a comprar presentes com antecedência. Dessa forma é possível a encontrar as melhores ofertas e evitar as multidões.

•Faça presentes caseiros: se estiver com um orçamento apertado, considere fazer os seus próprios presentes. Essa pode ser uma forma divertida e económica de mostrar o seu amor aos entes queridos.

A época festiva pode ser uma época de gastos excessivos, mas é importante manter o orçamento sob controlo. Seguindo estas dicas, podemos evitar gastos desnecessários e desfrutar das festas sem se preocupar com as finanças.

Aqui estão algumas dicas adicionais que podem ajudar a gerir o orçamento doméstico:

•Defina limites para os vossos gastos: por exemplo, estipule um determinado valor para gastar em presentes ou em comida para as festas.

•Faça compras com um amigo ou familiar (de preferência que não seja consumista). Isso pode ajudar a manter a motivação e a evitar compras impulsivas.

•Dê a si mesmo um tempo de espera: se vir algo que goste, mas não esteja certo se deve comprar, espere 24 horas antes de tomar uma decisão. Comigo resulta!

Espero que estas dicas ajudem a tornar a nossa e vossa época festiva mais agradável e menos stressante para na gestão do orçamento.

Credito: Rede Girassol / Descrição: "Conversas com Mell" dá dicas para as festas de fim de ano
"

Ah, e para aqueles parentes que aparecem sem avisar, se não tiverem para gastar em presentes ou estiver fora do orçamento, seja sincera e diga que não contava. Não podemos esquecer que a essência do Natal é o convívio, e não a troca de presentes. Crie bonitas memórias, faça jogos, interaja, dance, cante e viva a quadra festiva partilhando amor.

E no vídeo abaixo também é possível assistir às dicas deixadas pela educadora financeira Neuza Pinto, convidada do nosso programa.

Um beijinho

Mell Chaves

 

PUBLICIDADE