BASQUETEBOL

Duplo-duplo e Triplo-duplo: de que se trata?

Basquetebolista angolano, Carlos Morais - DR
Basquetebolista angolano, Carlos MoraisImagem: DR

15/11/2023 06h54

De certeza que você já ouviu muitas vezes as expressões duplo-duplo e triplo-duplo em várias peças de basquetebol.

Hoje vamos saber o que isso significa. Na verdade, essa expressão é utilizada quando um jogador atinge a marca de dois dígitos (de 10 para cima) em dois grupos dentro do quadro estatístico.

Como exemplo: se o jogador angolano Carlos Morais, numa partida, apontar 15 pontos e 12 ressaltos, ou ainda, 30 pontos e 10 ressaltos, assim teremos um duplo-duplo.

O TRIPLO-DUPLO

Dentro desses números temos ainda o triplo-duplo, algo que não devemos confundir com o outro que referimos. O jogador faz um triplo-duplo quando atinge a marca de dois dígitos em três grupos do quadro estatístico.

Exemplo: quando faz 17 pontos, 11 ressaltos e 15 assistências numa partida, o jogador atinge uma marca difícil e nomeamos triplo-duplo.

Se fazer um triplo-duplo é difícil, imagina o quádruplo duplo. Na maior liga de basquetebol do mundo, a NBA, apenas quatro jogadores conseguiram tal feito, sendo um deles Nate Thurmond, do Golden State Warriors, em 1974, apontando 22 pontos, 14 ressaltos, 13 assistências e 12 Bloqueios que chamamos tampões.

O último quádruplo-duplo registado na história é da autoria do ex-Spurs David Robinson, mais conhecido por “Almirante”, que assinalou 34 pontos, 10 ressaltos, 10 assistências e 10 tampões frente ao Atlanta Hawks em 1994.

 


Mais lidas


Últimas notícias