Phil Collins, um criador de sucessos
Philip David Charles Collins nasceu a 30 de janeiro de 1951 em Wandsworth, Londres, Inglaterra. Phil Collins, que completou 73 anos, é um cantor, baterista, compositor, produtor musical e actor inglês.
Foi o baterista e mais tarde tornou-se o vocalista da banda de rock Genesis. Teve uma carreira solo de sucesso, alcançando três singles número um no Reino Unido e sete singles número um nos EUA.
No total, o trabalho de Phil Collins com o Genesis, outros artistas e a solo resultou em mais singles no top 40 dos Estados Unidos do que qualquer outro artista na década de 1980.
Suas músicas de maior sucesso do período incluem, entre outras, “Another Day in Paradise - outro dia no paraíso".
Collins seguiu a carreira musical na adolescência, tornando-se baterista do Genesis em 1970, aos 19 anos. Ele assumiu o papel de vocalista em 1975, após a saída de Peter Gabriel. Collins deixou o Genesis em 1996 para se concentrar no trabalho a solo.
A discografia de Collins inclui oito álbuns de estúdio que venderam 33,5 milhões de unidades certificadas nos EUA e cerca de 150 milhões de discos em todo o mundo, tornando-o um dos artistas mais vendidos do planeta. O inglês é um dos três únicos artistas, ao lado de Paul McCartney e Michael Jackson, que venderam mais de 100 milhões de discos, tanto como artistas solo quanto como membros de uma banda.
Phil Collins ganhou muito prémios, com destaque para oito Grammy Awards , seis Brit Awards (ganhando três vezes o prêmio de Melhor Artista Masculino Britânico) e dois Globos de Ouro.
Phil Collins tem, desde 1999, uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood, foi introduzido no Songwriters Hall of Fame em 2003 e no Rock and Roll Hall of Fame como membro do Genesis em 2010.