Personalidade da Semana

Personalidade da Semana

Histórias e curiosidades sobre grandes nomes nacionais e internacionais

Bravo da Silva é jornalista há 22 anos, narrador, apresentador e redactor. Neste espaço, traz a história de diferentes personalidades.

Histórias e curiosidades sobre grandes nomes nacionais e internacionais

Bravo da Silva é jornalista há 22 anos, narrador, apresentador e redactor. Neste espaço, traz a história de diferentes personalidades.


PUBLICIDADE

Morgan Freeman, actor e narrador norte-americano

Morgan Freeman
Morgan Freeman Imagens: Reprodução web

Bravo da Silva

Publicado às 11h33 03/06/2024 - Actualizado às 11h33 03/06/2024

Morgan Freeman nasceu a 1 de junho de 1937 em Memphis, Tennessee, Estados Unidos. É um actor, produtor, cineasta e narrador.

Na sua carreira de cinco décadas e vários géneros cinematográficos, Morgan, de 87 anos, recebeu inúmeros elogios, incluindo um Óscar, um Globo de Ouro e uma indicação ao Tony Award.

Freeman foi criado no Mississippi, onde começou a actuar em peças escolares. O agora famoso estudou artes teatrais em Los Angeles e apareceu em produções teatrais no início da sua carreira. Ganhou fama na década de 1970 pelo seu papel na série de televisão infantil, A Companhia Eléctrica.

Em 1978, recebeu uma indicação para o Tony Award de Melhor Actor pelo seu papel como Zeke na peça Os Poderosos Senhores.

Morgan Freeman recebeu o Óscar de Melhor Actor Coadjuvante pela sua actuação no drama desportivo Million Dollar Baby - Sonhos Vencidos de (2004) realizado por Clint Eastwood.

Entre os vários papéis indicados ao Óscar destaque para Armação Perigosa de (1987), Miss Daisy em (1989) e Invictus em (2009) interpretando o papel de Nelson Mandela.

Outros papéis notáveis de incluem Robin Hood (1991) e Amistad (1997). Morgan também interpretou Lucius Fox na trilogia O Cavaleiro das Trevas de 2005 a 2012, foi estrela do filme Lucy em 2014 e interpretou o papel de presidente dos Estados Unidos no Filme Assalto ao Poder em 2019.

Em 2011 Morgan Freeman foi agraciado pelo prémio honorário do Instituto Americano de Cinema. Conhecido pela sua voz distinta, grave e profunda, narrou inúmeros projectos documentais com destaque para a Série História de Deus de 2016 e 2019, documentário que a TV Girassol exibiu.

Actualmente, é o produtor executivo da Série de drama político Madam Secretary da CBS (Rede de rádio e televisão comercial dos Estados Unidos).

PUBLICIDADE