Caetano Veloso, o eterno tropicalista
Caetano Emanuel Viana Teles Veloso nasceu na cidade de Santo Amaro, na Bahia, Brasil, a 7 de agosto de 1942. Caetano Veloso, de 82 anos, é um cantor, músico, produtor, arranjador e escritor brasileiro.
Com uma carreira que ultrapassa cinco décadas, Caetano construiu uma obra musical marcada pela inventividade e considerada como de grande valor intelectual e poético.
Ele iniciou o seu trabalho profissionalmente em 1965, com os compactos "Cavaleiro” e “Samba em Paz", enquanto acompanhava a irmã mais nova, Maria Bethânia, em apresentações nacionais do espectáculo Opinião, no Rio de Janeiro. Na mesma década, foi um dos fundadores do Tropicalismo, movimento cultural que procurava renovar a cultura brasileira e que ainda influencia diversos artistas no país.
Na década de 1990, escreveu o livro Verdade Tropical e lançou o disco Livro. E mais tarde ganhou o Prêmio Grammy, em 2000, na categoria World Music.
Caetano Veloso é considerado um dos artistas brasileiros mais influentes desde a década de 1960. Em 2004, foi considerado um dos mais respeitados e produtivos músicos latino-americanos do mundo, tendo mais de cinquenta discos lançados e canções em trilhas sonoras de filmes.
Uma das figuras mais importantes da MPB (Música Popular Brasileira), é considerado internacionalmente um dos melhores compositores do século XX, sendo comparado a nomes como o norte-americano Bob Dylan, o jamaicano Bob Marley e os britânicos John Lennon e Paul McCartney.
Caetano Veloso foi eleito pela revista Rolling Stone o quarto maior artista da música brasileira de todos os tempos pelo conjunto da sua obra e, pela mesma revista, o oitavo maior cantor brasileiro da história.