POP
Michael Jackson é um dos ícones culturais mais importantes de sempre
01/09/2024 09h00
Michael Joseph Jackson nasceu em Gary, Indiana, Estados Unidos, a 29 de agosto de 1958, e morreu de doença, aos 50 anos, em Los Angeles, Califórnia (EUA), no dia 25 de junho de 2009.
Michael Jackson foi um cantor, compositor e dançarino norte-americano. Apelidado de "Rei do Pop", foi um dos ícones culturais mais importantes e influentes de todos os tempos e um dos maiores artistas da história da música.
As suas contribuições para a música, a dança e a moda por mais de quatro décadas, juntamente com a divulgação de sua vida pessoal, fizeram dele uma figura global na cultura popular.
Michael fez a sua estreia profissional em 1964, com seus irmãos mais velhos, como membro do grupo musical The Jackson 5. Começou a sua carreira solo em 1971, na Motown Records.
Os seus vídeos musicais, incluindo "Billie Jean" e "Thriller" do álbum Thriller de 1982, são creditados por quebrar barreiras raciais e estabelecerem-se como arte e ferramenta promocional. Bad lançado em 1987 foi o primeiro álbum a produzir cinco singles número um da Billboard Hot 100 (Ei-andred).
Michael Jackson é um dos artistas musicais mais comercializados de todos os tempos, com vendas estimadas em mais de 500 milhões de discos em todo o mundo; Thriller é o álbum de top, com vendas de cerca de 70 milhões de cópias em todo o mundo.
O cantor conquistou centenas de prêmios, (mais do que qualquer outro artista na história da música popular), foi introduzido duas vezes no Hall da Fama do Rock and Roll e é o único artista pop ou rock a ser incluído no Dance Hall of Fame.
Possui 39 recordes no Guinness World Records, 15 Grammy Awards , 26 American Music Awards e 13 singles número um da Billboard.
Em 2016, o seu património era de 825 milhões de dólares, o valor anual mais alto de uma celebridade já registado pela Forbes.