Mahatma Ghandi, advogado e estadista indiano
Mohandas Karamchand Gandhi nasceu em Porbandar, Índia, a 2 de outubro de 1869, e morreu em Nova Déli, a 30 de janeiro de 1948.
Mahatma Gandhi, que viveu 78 anos, foi advogado, estadista, e líder espiritual indiano. O ilustre cidadão do mundo é considerado também um líder religioso, além de nacionalista, anticolonialista e especialista em ética política indiana.
Gandhi ficou conhecido por ter empregado a resistência não violenta para liderar a campanha bem-sucedida pela independência da Índia do Reino Unido e inspirar a liberdade em todo o mundo.
O nome honorífico Mahatma, que quer dizer "de grande alma" e "venerável", aplicado a Gandhi pela primeira vez em 1914 na África do Sul, é agora usado em todo o mundo.
O seu aniversário, a 2 de outubro, é comemorado na Índia como Gandhi Jayanti, um feriado nacional e em todo o mundo como o Dia Internacional da Não Violência.
Gandhi nasceu e foi criado numa família hindu no litoral de Guzerate, oeste da Índia, e se formou em direito no Inner Temple, Londres.
O estadista é considerado o Pai da Pátria indiana e também é chamado de Bapu, que significa carinho por pai ou papá.
Seguindo o princípio da não violência, Gandhi assumiu a liderança do Congresso Nacional Indiano em 1921 e liderou campanhas para alcançar o Swaraj, instauração de um governo indiano. Forçou os britânicos a abandonarem a Índia em 1942. A visão de Gandhi de uma Índia independente baseada no pluralismo religioso não teve sucesso.
Em agosto de 1947, o Reino Unido concedeu a independência, mas o Império Britânico da Índia foi dividido em dois domínios, a Índia de maioria hindu e o Paquistão de maioria muçulmana. Gandhi foi assassinado por um nacionalista hindu, a 30 de janeiro de 1948.
Mahatma Gandhi nunca recebeu o prémio Nobel da Paz, apesar de ter sido indicado cinco vezes entre 1937 e 1948. Décadas depois, o erro foi reconhecido pelo comité organizador do Nobel.
A indústria de cinema de Hollywood produziu vários filmes sobre a Vida de Mahatma Gandhi.