Personalidade da Semana

Personalidade da Semana

Histórias e curiosidades sobre grandes nomes nacionais e internacionais

Bravo da Silva é jornalista há 22 anos, narrador, apresentador e redactor. Neste espaço, traz a história de diferentes personalidades.

Histórias e curiosidades sobre grandes nomes nacionais e internacionais

Bravo da Silva é jornalista há 22 anos, narrador, apresentador e redactor. Neste espaço, traz a história de diferentes personalidades.


PUBLICIDADE

John Lennon foi considerado oitavo maior britânico de sempre

John Lennon
John Lennon Imagens: DR

Bravo da Silva

Publicado às 07h01 14/10/2024 - Actualizado às 10h36 14/10/2024

John Winston Ono Lennon nasceu em Liverpool, Inglaterra, a 9 de outubro de 1940, e morreu em Nova Iorque, Estados Unidos, a 8 de dezembro de 1980.

Lennon que viveu 40 anos foi um cantor, compositor e activista da paz britânico que fundou os Beatles, a banda de maior sucesso comercial na história da música popular.

A parceria de composição entre Lennon e o seu companheiro de banda Paul McCartney foi uma das mais célebres da história da música.

Juntamente com George Harrison e Ringo Starr, os Beatles alcançaram fama mundial na década de 1960.
Lennon cantava os géneros Rock, pop, experimental, skiffle e vanguarda e além de intérprete também tocava guitarra, piano e harmônica.

Em 1969, começou a Plastic Ono Band com a sua segunda esposa, a japonesa Yoko Ono, e continuou a seguir carreira a solo após a separação dos Beatles em abril de 1970.

Entre 1968 e 1972, fez uma dúzia de gravações com Ono, com realce para o seu primeiro álbum a solo, John Lennon/Plastic Ono Band, e os sucessos internacionais "Give Peace a Chance", "Instant Karma!" e "Imagine".

Como intérprete, compositor ou colaborador, Lennon produziu 25 canções, número um na parada musical da Billboard Hot 100.

John Lennon foi assassinado, aos 40 anos, em Manhattan, Nova Iorque, por um fã dos Beatles, três semanas após o lançamento de seu último álbum em 1980.

Double Fantasy, o seu álbum a solo mais vendido, venceu o Grammy Award para álbum do Ano logo após a sua morte.

Em 1982, o Brit Award para Contribuição Excepcional à Música foi dado ao lendário postumamente.

A revista Rolling Stone o elegeu o quinto melhor cantor da história e o incluiu na lista dos cem maiores artistas de todos os tempos. Em 1987, o britânico foi introduzido no Songwriters Hall of Fame.

Lennon foi inserido igualmente no Rock and Roll Hall of Fame duas vezes: enquanto membro dos Beatles em 1988 e como artista solo em 1994, tendo em 2002 sido eleito o oitavo maior britânico de todos os tempos pela BBC.


PUBLICIDADE