Condoleezza Rice é diplomata, cientista política e professora
Condoleezza Rice, nascida em Birmingham, Alabama (Estados Unidos) a 14 de novembro de 1954, é uma diplomata e cientista política norte-americana, e actual directora da Instituição Hoover da Universidade de Stanford.
Condi, como é chamada pelos amigos, é filha do Reverendo John Rice, pastor da igreja presbiteriana e de Angelena Rice, professora de música, ambos foram professores universitários.
Condoleezza obteve o diploma de bacharel pela Universidade de Denver e o mestrado em ciência política pela Universidade de Notre Dame. Em 1981 recebeu um PhD da Escola de Estudos Internacionais da Universidade de Denver.
Rice trabalhou no Departamento de Estado sob o governo do Presidente Jimmy Carter e serviu no Conselho de Segurança dos Estados Unidos como conselheira de assuntos soviéticos e da Europa Oriental do presidente George Bush pai durante a dissolução da União Soviética e a reunificação da Alemanha de 1989 a 1991.
Membro do Partido Republicano, foi a 66.ª secretária de Estado dos Estados Unidos de 2005 a 2009 e a 19.ª conselheira de segurança nacional de 2001 a 2005.
No segundo mandato do presidente George Bush (Filho), Condoleezza Rice sucedeu Colin Powell como Secretária de Estado, tornando-se a segunda de afro-americana, depois de Powell, e a segunda mulher depois de Madeleine Albright a ocupar esse cargo.
Após a sua confirmação como secretária de Estado, foi pioneira na política de Diplomacia Transfornacional voltada para a expansão do número de governos democráticos no mundo e especialmente no Grande Oriente Médio.
Na época da sua nomeação como Secretária de Estado, Rice era a mulher de mais alto escalão na história dos Estados Unidos a estar na linha de sucessão presidencial (em virtude do secretário de Estado estar em quarto lugar na linha de sucessão presidencial nos Estados Unidos da América).