Simone Biles é a atleta mais condecorada da história


Simone Arianne Biles Owens, nascida a 14 de março de 1997, em Columbus, Ohio, Estados Unidos, é uma ginasta artística que conquistou 11 medalhas olímpicas e 30 do Campeonato Mundial, feitos que a tornaram na mais condecorada da história.
Simone é uma das maiores ginastas de todos os tempos e do circulo olímpico. Com 11 medalhas olímpicas, está empatada com a checa Vra áslavská como a segunda ginasta olímpica feminina mais condecorada e tem o maior número de medalhas olímpicas conquistadas por uma ginasta dos Estados Unidos.
Nos Jogos Olímpicos, conquistou 7 medalhas de ouro. 4 foram obtidas no Rio de Janeiro, Brasil, em 2016, nas provas por equipas, individual geral, solo e salto.
As outras três medalhas do metal mais precioso foram ganhas em Paris, França, 2024, nos concursos por equipas, individual geral e no salto.
A norte-americana de 1 metro e 42 centímetros de altura ganhou também duas medalhas de prata e duas de bronze em jogos olímpicos.
Nos Jogos Olímpicos de verão em 2020, em Tóquio, Japão, onde era favorita para ganhar pelo menos quatro das seis medalhas de ouro disponíveis, Biles retirou-se devido a problemas físicos.
No Campeonato Mundial, Simone Biles é a ginasta artística mais condecorada de todos os tempos, incluindo homens, com 30 medalhas, das quais 23 são de ouro.
Ostenta o recorde de nove vitórias nos campeonatos nacionais dos Estados Unidos. A sua vitória em 2024 a tornou-a na ginasta mais velha a ganhar o título.
Em 2022, o presidente Joe Biden concedeu a Simone Biles a Medalha Presidencial da Liberdade.
Em 2023, ganhou o seu oitavo título de ginástica dos Estados Unidos, quebrando o recorde de títulos de ginástica do seu país de 90 anos, anteriormente detido por Alfred Jochim.
Biles ganhou o prêmio Laureus referente a melhor atleta mundial do ano em três ocasiões, 2017, 2019 e 2020.