Personalidade da Semana

Personalidade da Semana

Histórias e curiosidades sobre grandes nomes nacionais e internacionais

Bravo da Silva é jornalista há 22 anos, narrador, apresentador e redactor. Neste espaço, traz a história de diferentes personalidades.

Histórias e curiosidades sobre grandes nomes nacionais e internacionais

Bravo da Silva é jornalista há 22 anos, narrador, apresentador e redactor. Neste espaço, traz a história de diferentes personalidades.


PUBLICIDADE

Aretha Franklin foi uma das cantoras que mais prémios ganhou

Aretha Franklin
Aretha Franklin Imagens: DR

Bravo da Silva

Publicado às 11h16 30/03/2025 - Actualizado às 11h20 30/03/2025

Aretha Louise Franklin nasceu em Memphis, Estados Unidos, a 25 de março de 1942, e morreu de doença em Detroit (EUA) a 16 de agosto de 2018. Foi cantora e compositora de música gospel, R&B e soul que se tornou ícone da música negra.

A diva é considerada a "maior cantora de todos os tempos" pela revista norte-americana, Rolling Stone, e pela mesma revista, a nona maior artista de música de todos os tempos. A voz de Aretha foi declarada oficialmente “um recurso natural” pelo estado de Michigan.

A cantora recebeu os apelidos de "Rainha do Soul" ou "Dama do Soul". Reconhecida pelas suas habilidades na música soul e R&B, também cantou jazz, rock, blues, pop, ópera e tocava piano.

No final da década de 60 e na década de 70, pela Atlantic Records, Aretha Franklin gravou álbuns que entraram para história da música mundial, como Love You e o álbum gospel Amazing Grace.

Em 1968, tornou-se a primeira afro-americana a aparecer na capa da revista Time.

A norte-americana foi uma das cantoras que mais ganhou prêmios Grammy na história da indústria, vinte e um prêmios, dezoito competitivos e três honorários.

Apesar de todo o sucesso, teve apenas dois singles que foram para o primeiro lugar na Hot 100, da Billboard: "Respect", na década de 1960 – a sua canção mais conceituada – e "I Knew You Were Waiting (For Me)", um dueto com o britânico, George Michael.

Aretha Franklin também foi agraciada com inúmeras distinções ao longo da carreira. É detentora da Medalha Nacional das Artes e igualmente da Medalha Presidencial da Liberdade, a maior condecoração para um civil norte-americana.

Em 1987, tornou-se a primeira artista feminina a ser introduzida no Passeio da Fama do Rock and Roll, e em 2019, a título póstumo, a primeira mulher a receber individualmente o Prêmio Pulitzer na categoria Citação Especial, "pela sua contribuição para a música e para a cultura americana por mais de cinco décadas".

É também uma das artistas recordistas de vendas, alcançando a marca de 75 milhões de discos vendidos em todo o mundo.

PUBLICIDADE