Marlon Brandon foi eleito "o actor do século XX"


Marlon Brando, Jr. nasceu em Omaha, Estados Unidos, a 3 de abril de 1924, e morreu de doença em Los Angeles, também nos EUA, a 1 de julho de 2004.
Foi um actor de cinema e teatro e director norte-americano. O mítico é elogiado por trazer um estilo realista e emocionante na actuação nos seus filmes, e é considerado um dos maiores e mais influentes actores de todos os tempos.
Brando foi um dos três actores, juntamente com Charlie Chaplin e Marilyn Monroe, a fazer parte da lista de 100 pessoas mais importantes do século XX compilada pela revista Time, em 1999.
Marlon Brando foi, também, um activista, apoiando diversas causas, principalmente o movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos e diversos movimentos em defesa dos índios norte-americanos.
Entre os vários papéis em filmes destaque para Emiliano Zapata em Viva Zapata! em (1952) e Marco Antônio na adaptação da MGM da peça de Shakespeare em (1954) .
Durante os anos 70, o astro celebrizou-se ao vencer o Óscar como Don Vito Corleone, em O Padrinho de (1972), de Francis Ford Coppola, e, também, pelo seu papel como Coronel Walter Kurtz em Apocalypse Now em (1979), também de Coppola.
Brando recebeu igualmente uma indicação ao Óscar pelo desempenho como Paul em Último Tango em Paris em (1972), além de ter dirigido e estrelado Cinco Anos Depois em (1961).
O Padrinho, em que teve o papel principal, é um dos filmes de maior sucesso comercial de todos os tempos.
O lendário foi classificado pelo American Film Institute como a quarta maior estrela de cinema de sempre.
Em 1999 a prestigiada revista norte-americana Time designou Brando o "Actor do Século XX".
Na opinião do renomeado cineasta Martin Scorsese, "Brando é o marco do cinema. Citando Há o antes de Brando e o depois de Marlon Brando".
O actor norte-americano está no Passeio da Fama de Hollywood.