PERSONALIDADE
William Shakespeare: maior escritor de língua inglesa de todos os tempos

28/04/2025 11h19
William Shakespeare nasceu em Stratford-upon-Avon, Inglaterra, a 23 de abril de 1564, e morreu de doença na mesma região, a 23 de abril de 1616.
William Shakespeare, que viveu 52 anos, foi um poeta, dramaturgo e actor inglês. É considerado o maior escritor da língua inglesa e o maior dramaturgo da história.
O lendário é chamado por poeta nacional da Inglaterra e de "Bardo do Avon" (ou simplesmente The Bard, "O Bardo").
Das suas obras, incluindo aquelas em colaboração, contam-se 38 peças, 154 sonetos, dois longos poemas narrativos e mais alguns versos esparsos.
As suas peças foram traduzidas para todas as principais línguas modernas, permanecem actuais e são as mais estudadas, encenadas no teatro, na televisão, no cinema e na literatura.
Shakespeare nasceu no século XVI, na era elizabethana, época especialmente estimulante para os artistas.
Aos 21 anos, em 1585, William começou uma carreira bem-sucedida em Londres como actor, escritor e um dos proprietários da companhia de teatro Lord Chamberlain's Men, mais tarde conhecida como King's Men.
Restam poucos registos da vida privada de Shakespeare, e existem muitas especulações sobre assuntos como a sua aparência física e crenças religiosas.
Shakespeare produziu a maior parte da sua obra, entre 1590 e 1613. As suas primeiras peças eram principalmente comédias e obras baseadas em eventos e personagens históricos, gêneros que ele levou ao ápice do talento artístico, no fim do século XVI.
A partir de então escreveu apenas tragédias, até por volta de 1608, incluindo Hamlet, Rei Lear e Macbeth, consideradas algumas das obras mais importantes na língua inglesa.
Shakespeare foi um poeta e dramaturgo respeitado na sua própria época, porém a sua reputação só viria a atingir o nível em que se encontra hoje, no século XIX.
Entre as principais obras de William Shakespeare destaque para a comédia, "O Mercador de Veneza" de 1594, e as "Tragédias, Romeu e Julieta" de 1592, o mais aclamado romance de todos os tempos, além de Hamlet de 1599; "Otelo, o Mouro de Veneza" de 1604; "Rei Lear" de 1605; e "Macbeth" de 1606.