FERRAMENTA
Ouvidoria corporativa ao serviço do interesse colectivo
27/08/2024 12h15
Na sequência dos mecanismos de controlo interno de gestão corporativa ganha força cada vez mais a ouvidoria, que entende-se como um departamento/secção em que são reportados todos os factos relevantes da vida com o objectivo preventivo de possíveis práticas que possam lesar o normal funcionamento da organização.
A ouvidoria corporativa é uma ferramenta essencial de controlo interno nas organizações, voltada para o fortalecimento do governo corporativo, transparência e confiança entre a empresa e seus stakeholders. Actua como um canal direto de comunicação, a ouvidoria possibilita que colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros possam expressar suas dúvidas, sugestões, reclamações e denúncias de forma segura e confidencial.
Principais funções da ouvidoria:
1. Recepção e Tratamento de Demandas: A ouvidoria é responsável por receber, analisar e encaminhar as demandas aos sectores competentes para resolução. Isso inclui desde questões operacionais até problemas éticos ou de conformidade.
2. Monitoramento e Melhoria Contínua: Além de tratar de modo individual cada caso, ela colecta dados e informações para identificar padrões ou áreas críticas que necessitam de melhorias dentro da organização, contribui para o aprimoramento dos processos internos.
3.Proteção ao Denunciante: Um dos papéis fundamentais da ouvidoria é garantir a proteção dos denunciantes, assegura que as informações sejam tratadas com confidencialidade e que não haja retaliações, estimular a transparência e a ética na organização.
4. Fomento da Cultura Organizacional: Ao promover uma comunicação aberta e segura, a ouvidoria ajuda a fomentar uma cultura organizacional baseada em valores éticos, integridade e respeito, o que fortalece a imagem da empresa perante o mercado e a sociedade.
5.Relatórios e Prestação de Contas: A ouvidoria tem a responsabilidade de elaborar relatórios periódicos, fornecer à alta administração uma visão clara sobre os principais temas abordados e o status das resoluções,em alguns casos ela reporta directamente aos acionistas, além de sugerir acções preventivas e correctivas.
Trata-se não apenas de um canal de reclamações, mas uma ferramenta estratégica para a gestão de riscos, promoção da conformidade, de reporte interventivo para os acionistas e fortalecimento da confiança entre a organização e todos os seus públicos de interesse.