Escritor e cineasta angolano nomeado para prémios MBCC na Inglaterra
Luanda - O escritor e cineasta angolano, Henrique Sungo, está nomeado para os prémios da Multicultural Business & Community Champion (MBCC), na categoria de “Pessoa mais inspiradora do ano”.
O evento decorrerá no dia 2 de Dezembro próximo, na cidade de Birmingham, Inglaterra.
Em declarações ao JA Online, Henrique Sungo disse que o sentimento "é de gratidão por esta nomeação", fruto do trabalho e consistência em participar activamente nas comunidades, na criação literária, cinematográfica e em actividades filantrópicas.
"Nós os PALOP e em particular angolanos temos pouca expressão em termos de representatividade no Reino Unido. Porém, homenagear angolanos é sinal solene de que estão de olhos em nós”, sublinhou.
O artista tem apostado na produção de filmes e documentários pela produtora Santano Productions Limited, de que é co-fundador, e onde se destacam os valores da inclusão, diversidade, igualdade, equidade e promoção da cultura angolana, assim como de outras comunidades.
Henrique Sungo conta, ainda, com quatro livros publicados, dos quais se destacam "Comer para funcionar e não pelo gosto”(2016), "A esperança de Welwistchia” (2018), "A odisseia de uma Zungueira”(2020) e "Minhas roupas e minhas raízes (2023).
O MBCC é uma organização sem fins lucrativos, criada, em 2016, com o objectivo de reconhecer e valorizar pessoas e empresas pelos seus feitos.
Algumas personalidades destacadas da sociedade britânica também já foram premiadas em anos anteriores, como o jornalista Sir Trevor McDonald, as cantoras Jamelia, Beverley Knight, e muitos outros.