Prémio Ensa-Arte 2024 terá categoria de cinema
![Xyami cinemax](https://www.giranoticias.com/_midias/jpg/2023/11/01/900x506/1_cinema_xyami_lubango-348637.jpg)
![Publicidade](/images/banner/022_portal_bannergmais_728x90_20231129.png)
Luanda – O Prémio Ensa-Arte vai incorporar, na edição 2024, a categoria de áudio visual ou cinema, para prestigiar e dar maior visibilidade aos promotores nacionais desta arte, anunciou segunda-feira, em Luanda, o presidente da comissão executiva da Ensa, Mário Lemos.
A referida categoria, denominada “cinema a um minuto”, vai permitir aos artistas demonstrem o seu talento cinematográfico em apenas 60 segundos de tempo no máximo.
Em declarações à imprensa, na cerimónia de lançamento da XVII edição do Prémio Ensa-Arte, Mário Lemos disse que a categoria de áudio visual faz parte das novidades do concurso e abrirá uma janela de oportunidades para os artistas cinematográficos.
"Certamente, esta categoria proporcionará a revelação de novas tendências e novos talentos", referiu o responsável, para quem as categorias pinturas e esculturas permanecem no certame.
O primeiro prémio está avaliado em seis milhões de kwanzas e o segundo em três milhões.
Por sua vez, o curador Miguel Gonçalves afirmou que as obras para o prémio, cuja gala acontece em Abril de 2024, podem ser entregues até ao dia 12 de Janeiro.
O Prémio Ensa-Arte é de âmbito nacional, com uma periodicidade bienal, tendo como correntes os criadores de obras de pintura e escultura que protagonizam as tendências estéticas contemporâneas nas referidas modalidades.
O prémio iniciou em 1991, com exposições e outros eventos, com o objectivo de divulgar e promover a cultura nacional.
Na última edição do prémio foram distinguidos os artistas plásticos Simão André, Sebastião e Virgílio Pinheiro, nas categorias de pintura e escultura, respectivamente. Na mesma, edição teve como modalidade especial a "Cerâmica", tendo sido distinguida a artista plástica Márcia António Simão.
Para a organização do referido evento, a Ensa conta com o apoio do Ministério da Cultura e Turismo, da Embaixada da França em Angola e da Alliance Française.